Etnoturismo na Amazônia

Se bem executada, a idéia pode ser muito boa: turistas visitam comunidades indígenas, contribuem com a renda local e ajudam na manutenção de tradições e costumes.

Em alguns lugares isso já acontece, mas não como deveria ser. Eu mesmo, quando fui à Amazônia em 2005, visitei uma tribo, dancei junto com a comunidade e pude ver de perto a cultura indígena brasileira, mas isso, em alguns lugares, parece forçado, sendo mais um teatro do que uma realidade. 

A idéia , mais estruturada, surgiu do estudante de turismo Gasodá Suruí que, através de estudos, começou a pesquisar maneiras sustentáveis de desenvolvimento social e ambiental e da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia.

Que essa idéia sirva de exemplo para outros locais, ajude a desenvolver o turismo e a conservar os verdadeiros descobridores do nosso país!

Quer saber mais? Clique aqui e veja!

Booking.com

2 thoughts on “Etnoturismo na Amazônia

  1. Estou muito interessado em fazer Etnoturismo na amazonia, você comentou acima que em 2005 conseguiu viajar e conhecer tribos, como funciona? você fez uma viajem normal a amazonia e procurou por lá mesmo esse tipo de turismo? Já foi com tudo certo?

    1. Daniel Thompson

      - Edit

      Responder

      Olá Pedro. Na época eu trabalhava em uma operadora de turismo e fui com a hospedagem em um hotel de selva feita. Lá, um dos passeios foi essa visita… estive na Amazônia no ano passado e me disseram que esses passeios estão bem “artificiais” e que tribos indígenas realmente verdadeiras existem apenas bem pra dentro da floresta, mais isoladas. As demais já tem muita influência do homem branco.

Adicionar comentário