Eu vou à Copa, mais pelas pessoas e menos pelo futebol…

Todas as seleções já chegaram e, junto com elas, milhares de torcedores e visitantes, de inúmeras nações espalhadas pelo planeta. Bilhões de outras pessoas estarão ligadas no nosso país durante os próximos trinta dias e mais uma vez somos os anfitriões. Que responsabilidade, hein?! Receber essa gente que tanto admira o nosso país, mesmo nos conhecendo tão pouco. Ontem eu circulei bastante por São Paulo. Fui a Itaquera, fui ao centro, passei pela região sul… impressionante o número de estrangeiros que encontrei. E o número não para de subir. Bandeiras, camisas e músicas aparecem do nada e o clima de alegria vai tomando conta de tudo, apesar das incertezas e da sensação de “poderíamos ter feito muito mais” que já nos assombra mesmo sem o evento em si ter começado.

Arena Corinthians, palco da abertura da Copa 2014

Pois é, a Copa de 2014 é no Brasil e nós deixamos inúmeras oportunidades passarem. Isso já é realidade…não tem jeito, infelizmente. E não tem tom de conformismo não, só de constatação, até porque a minha plaquinha #eujásabia está erguida desde quando fomos escolhidos como sede do campeonato há 7 anos. Tudo isso por causa, principalmente, do comando corrupto e medíocre do nosso país. De todos. Dos secretários à presidência. E nós também, por que não?! Afinal, vomitar palavras de ordem nas redes sociais é muito fácil, mas botar a mão na massa, seguir seus deveres, respeitar o próximo, ajudar os menos favorecidos e cobrar seus direitos dos políticos é nossa responsabilidade e isso eu tenho visto pouca gente fazendo. Mas enfim, o tom do post não é político, até porque eu não acredito em nenhum, sendo do partido A, B ou C. O tema são os visitantes, de que eu falava lá no começo, então voltemos a eles…

Já tive a felicidade de visitar mais de vinte dos trinta e um países que virão ao mundial e NUNCA fui maltratado em qualquer um deles. Aliás, em eventos do mesmo porte de países que não estarão aqui desta vez (Olimpíada da China, Eurocopa na Áustria/República Tcheca e Copa da África do Sul), também fui muito bem tratado. Sempre fui recebido de braços abertos, com simpatia e carinho, mais ainda quando descobriam que eu era brasileiro. Se depender de mim, o tratamento será o mesmo, afinal, na minha opinião, se alguém deve ser culpado por essa bagunça, não são eles. Eles também sonharam com esse mês. Investiram tempo e dinheiro, tiraram férias e querem conhecer o Brasil. Não seria justo recebê-los de outra forma, senão com um sorriso.

Mochileiro Canarinho e Torcedor dos Bafana Bafana

Ontem, em uma praça de alimentação, três suíços se esforçavam para escolher o recheio do sanduíche e informar a atendente que, prestativa, mas com cara de interrogação, segurava o pão aberto em uma das mãos e o pegador de metal na outra… não resisti e ajudei. E a ajuda virou papo. E o assunto… Copa do Mundo, claro. Eles estão aqui para acompanhar a Suíça nos jogos da primeira fase. Brasília, Salvador e Manaus. No mínimo, esses três torcedores vão passar por essas cidades e, na minha opinião, seguem para as oitavas, em Brasília novamente ou em São Paulo. Ou seja, vão rodar o nosso país e conhecer muito mais do que muitos de nós mesmos conhecemos! Ou você acha que eles vieram só por causa do futebol?

Na rua, na saída de uma estação de metrô, alemães subiam observando tudo, olhando salgados de um boteco de esquina, loucos para provar algo diferente. No centro e próximo ao estádio, o espanhol quase virou idioma local. Mexicanos conversavam de um lado, Colombianos cantavam de outro e eu, admirando tudo. A Copa é aqui! Esse clima me encanta!

Torcida da Colômbia

Eu vou curtir a Copa! Curto desde a década de 80 e agora que o evento está no meu país eu virarei as costas? De jeito nenhum! Gosto da festa, da alegria, das cores, da integração de povos. E gosto de futebol. Vou torcer pelo Brasil sim, claro. Torcer contra a seleção para que a festa não ofusque os erros? Pra mim isso é bobagem, até porque eles vão aparecer, inevitavelmente, durante todo o campeonato. Isso é fato! Não tem como esconder um estádio inacabado ou uma falta de pessoal treinado em um evento desse porte. Só não vou chorar como fiz em 98 caso o Brasil perca, até porque acho que hoje em dia eu gosto mais do espetáculo de forma geral, sem me importar exatamente com quem está jogando. Ou alguém duvida de que o jogo Uruguai X Itália será melhor que Brasil x Croácia?

Estádios prontos ou não, legado deixado ou não, seleção preparada ou não, a Copa vai começar e desta vez eu vou, mais pelas pessoas e menos pelo futebol…

——————————————————-

Veja também:

Turismo na Copa: a passagem do mochileiro pelas 12 cidades-sede

Mochileiro na Copa da África, em 2010

 

Booking.com

Adicionar comentário