Salvador além do Carnaval! É a capital da Bahia, meu rei!

Não tem como pensar em Salvador e não pensar em carnaval, certo? Errado! Pelo menos pra mim!

Já fui algumas vezes à capital da Bahia e nunca passei o carnaval lá. E nem por isso deixei de me divertir!

Salvador tem inúmeras atrações, que vão desde suas praias à muita cultura, história e uma gastronomia riquíssima! É hora de explorar essa linda cidade que, apesar de andar meio mal cuidada e largada, segue encantando visitantes com suas cores e sabores!

O Farol da Barra é um dos cartões postais de Salvador
O Farol da Barra é um dos cartões postais de Salvador

 

Praias:

Se você quer algo bonito e pouco movimentado, esqueça as praias mais centrais. A Praia do Farol da Barra, por exemplo, poderia ser uma opção durante a semana, mas normalmente está bem cheia. Eu sugiro uma volta por Itapoã (sim, passar uma tarde em Itapoã!) e a praia do Flamengo, que é um pouco mais distante, mas vale a pena, até porque, mesmo com mais gente, parece mais tranquila, já que é maior e mais larga!

Praia da Barra em um dia tranquilo
Praia da Barra em um dia tranquilo

 

Cidade Alta:

Recomendo um giro pela parte alta da cidade para conhecer a parte histórica e edifícios como o palácio Rio Branco, por exemplo. Naquela região eu também visitei uma academia de capoeira que tinha aula para estrangeiros. É a FICA Bahia, do mestre Valmir. Vale um pulo!

Escola de capoeira FICA Bahia
Escola de capoeira FICA Bahia

 

Cidade Baixa:

Pegue o Elevador Lacerda, um dos marcos históricos da cidade e desça até a parte baixa da cidade, onde está o Mercado Modelo e onde você encontrará de tudo, desde comida e artesanato a redes e cachaças. Ah, se eu fosse você, não deixaria de almoçar por lá e provar uma deliciosa moqueca de siri catado do restaurante da parte de cima do Mercado Modelo. É incrível!

Elevador Lacerda visto da cidade alta
Elevador Lacerda visto da cidade alta

Depois disso, vale uma caminhada até o Museu de Arte Moderna da Bahia, o MAM, onde você pode conhecer o espaço, apreciar as obras, tomar um café e admirar (se o tempo estiver bom, é claro!) aquele que é conhecido como o por do sol mais bonito de Salvador!

Por do sol visto do MAM
Por do sol visto do MAM

 

Pelourinho:

O Pelourinho é o símbolo de Salvador. De dia, vale passear e visitar museus, ateliês, lojas e observar o movimento da rua, que já é bonito e colorido por si só. Muitos artistas ficam por ali, vez ou outra tem uma roda de capoeira acontecendo, além de comidinhas saborosas que sempre estão sendo vendidas.  Na praça central, vale a visita ao Museu da Cidade, ao Museu da Gastronomia e, principalmente,  a Fundação Casa de Jorge Amado, onde você encontra muito da história desse grande escritor brasileiro, que é baiano! Apenas lembre-se de ficar atento, pois esse local é cheio de turistas e, consequentemente, de espertinhos de olho na sua câmera ou carteira!

Fundação Casa de Jorge Amado
Fundação Casa de Jorge Amado

À noite as atrações são muitas e você pode encontrar apresentações diariamente. Tem que conferir a programação no site do Pelô, mas tenha certeza que algo vai rolar. As terças, por exemplo, costumam ser bem agitadas, pois é a noite da bênção por lá, então diversos grupos se apresentam pelas ruas. Eu gosto de caminhar e curtir um pouco de tudo!

 

Rio Vermelho:

O bairro andou largado por alguns anos, mas hoje é um dos principais points da noite de Salvador. Restaurantes e bares fazem a alegria de visitantes e locais e esse já se tornou um dos meus pontos preferidos na cidade! Pela orla, um ônibus te leva fácil até lá ou um táxi custará uns R$ 10 a 15.

Ah, não deixe de provar o acarajé da Dinda, na praça do Rio Vermelho e de tomar uma gelada no Bar do nandão! Se a idéia é um jantar, La Taperia é demais! 😉

 

DICAS:

Onde ficar: Hostel Che Lagarto Salvador

Quer um guia em Salvador? Procure o Cidilan, do blog Se Pluga no Mundo ou a Ferna, do Rent a Local Friend! Eles me ajudaram muito!

Eu e Cidilan no Hostel Che Lagarto
Eu e Cidilan no Hostel Che Lagarto

Tem dias sobrando? Pegue um barco no porto (ou terminal hidroviário) atrás do Mercado Modelo e passe um dia em uma praia deliciosa!

Tem outras dicas? Deixe aqui nos comentários que eu incluo no post! 😉

—————————————————————

Veja também:

Vídeo – Mochileiro em Salvador!

O Mochileiro – episódio Chapada Diamantina

Rio de Janeiro: turismo por 450 anos!

 

Booking.com