Parque Estadual do Rio Preto – Conheça esse paraíso de Minas Gerais!

Após a passagem por Diamantina e a noite da Vesperata, como você leu em um dos meus últimos posts (clique e leia, caso não tenha visto), seguimos São Gonçalo do Rio Preto, cidade bonitinha a 14 quilômetros da entrada do Parque Estadual do Rio Preto. Uma grata surpresa no interior de Minas Gerais!

Nos hospedamos na Pousada Canto das Águas, uma fazendinha da Dona Doura (veja mais sobre o local no final do post) e daí começamos a explorar o parque, como você acompanha agora.

O 1º Dia foi pra dar as boas vindas e nos habituarmos aos ares do parque. Guiados pelo simpático Tonhão, gerente do parque que fez questão de nos acompanhar, fizemos um roteiro light.

A Trilha do Cerrado (nível fácil), que no total não chega nem a 5km de caminhada (4,6km, pra ser mais exato), não tem muitas subidas e é bem tranquila. O tempo, que estava nublado, também ajudou a minimizar o desgaste.

Passamos pelo bonito Poço do Veado, seguimos até o Vau Bravo e também conhecemos o Vau das Éguas!

Foi o aperitivo para o que nos esperava nos próximos dias!

Poço do Veado, Parque Estadual do Rio Preto, Minas Gerais
Véu das Éguas, Parque Estadual do Rio Preto, Minas Gerais

O 2º Dia foi pela Trilha do Crioulo, que tem 13km no total e já apresenta nível médio. Com uma subidinha boa no começo, até o primeiro mirante, mas que ficou mais tranquila porque o sol ainda estava atrás das nuvens.

A vista de lá compensa o esforço! É possível ver vários pontos da do parque, como os morros “dois irmãos”, referências do parque!

Um dos mirantes do Pq. Estadual do Rio Preto

Depois de contemplarmos grande parte do parque e ouvirmos algumas histórias do Deco, guia do dia que sabe tudo da fauna e flora locais, seguimos a caminhada. E quando chegamos na Cachoeira do Crioulo, o sol já estava rachando! E ainda bem, pois o lugar ficou ainda mais lindo!

A trilha pode ser um pouquinho alongada para visualizar a Cachoeira do Crioulo de cima. Eu não perdi essa chance! Vale a pena!

Cachoeira do Crioulo vista de cima

Depois, demos a volta pelas pedras e chegamos até a pequena praia que se forma… lugar lindo!

Cachoeira do Crioulo vista de baixo
Cachoeira do Crioulo vista (quase) de dentro

De lá, após um bom banho e um ótimo lanche (que preparamos diariamente e levamos na mochila), seguimos até a cachoeira Sempre Viva, que tem o mesmo nome da planta que enfeita o parque e que é um dos símbolos de toda a região até a Chapada Diamantina!

Cachoeira Sempre-Viva, Parque Estadual do Rio Preto, Minas Gerais

Após mais um ótimo banho de cachoeira, o grupo seguiu por uma trilha beirando o Córrego das Éguas até encontrar a Forquilha, local onde ele se encontra com o Rio Preto (que dá o nome ao Parque) e com o córrego do Ibitirama. A vontade era de dar mais um mergulho, mas o sol já tinha começado a baixar, então seguimos de volta para o nosso ponto de apoio, onde fica o restaurante do parque e o acesso para os alojamentos.

Era hora de descansar após esse dia pra lá de cheio!

Córrego das Éguas, Pq Est. do Rio Preto, Minas Gerais

O 3º dia começou forte. O sol nos castigou desde os primeiros passos e a subida inicial da Trilha das Corredeiras (nível médio) quase deixou alguns pelo caminho! No total foram 10km, menos que o dia anterior, mas o sol fez a diferença.

A chegada ao poço das corredeiras foi um alívio geral e ficamos um bom tempo por lá, descansando, fazendo o nosso lanche a aproveitando pra tirar uma fotos, pois o local enche os olhos!

Cachoeira das Corredeiras

Vale a pena se aventurar e subir mais um pouco e ver o início das corredeiras…

As corredeiras que inicial o Rio Preto

Na volta, ainda aproveitamos para uma refrescada na cachoeirinha e um bom banho final do Poço de Areia!

O passeio pelo Parque Estadual do Rio Preto foi incrível. Pelo grupo que formamos, pelas pessoas que encontramos e pela estrutura e qualidade do parque. Há muito tempo não via um parque tão bem sinalizado e organizado. Sem vergonha e sem complexos, digo que o Parque Estadual do Rio preto tem cara de parque gringo mesmo. Precisamos de mais modelos como este aqui no Brasil! Estão de parabéns!

Mochileiro e a sinalização do PArque Estadual do Rio Preto, em Minas Gerais

Onde se hospedar?

1. 1) Quer ficar tranquilinho, curtir uma comidinha caseira, a piscina natural e o doce de leite mais gostoso da região?
  2. Então fique na Pousada Canto das Águas e aproveite para bater bons papos com a Dona Doura, neta da Chica da Silva, que toca o lugar com muito amor e simpatia.

Preço: R$ 175,00 por pessoa com pensão completa

Pousada Cantos das Águas, em São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais
A piscina natural da Pousada Canto das Águas

2) Quer estar dentro do parque, perto do dia a dia das trilhas, ouvindo o som da natureza ?

Alojamento do Parque Estadual do Rio Preto, que tem quartos bem estruturados com banheiro privativo, ventilador, wifi (sim, você fica conectado, se quiser) e bebedor comunitário.

Preços:

Alojamento – 1 a 2 pessoas – R$ 60,00 / 3 a 4 – R$ 80 / 5 – R$ 100

Almoço: 17,50 / Café da manhã: 12,50

Dormitórios do Parque Estadual do Rio Preto
Interior de um dos dormitórios do Pq. Estadual do Rio Preto

A viagem ao Parque Estadual do Rio Preto foi um convite da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, com apoio do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e do Circuito do Diamantes como parte do projeto “Blogueiros pro Minas“.

Junto com o pessoal da organização estavam também o Helder e Lilian do blog Nerds Viajantes. Clique aqui, leia o post deles sobre o parque e conheça o blog, que é muito legal!