O Mochileiro e os soldados de Terracota!

Em um certo dia do ano de 1974, numa área bem seca da China, um fazendeiro, à procura de água, resolveu cavar um buraco na sua propriedade. Mas ao invés de água, encontrou um numeroso exército de soldados chineses! 

Pode ser oficial, pode ser eleita por voto popular, pode ser importante só para a região… Não importa. Se é “uma Maravilha”, eu quero ver! 

Mochileiro de Terracota
Mochileiro de Terracota

E foi por isso que saí de Pequim, em plena Olimpíada, rumo a Xian, cidade que fica a sul da capital chinesa, a 11 horas de trem. Lá não existe nenhuma Maravilha do Mundo Moderno, mas existe uma das obras mais maravilhosas e inacreditáveis que as mãos humanas poderiam ter construído.

No subsolo de uma propriedade privada, que há pouco mais de 30 anos era apenas mais uma fazenda da seca região chinesa, me encantei com arqueiros, cavalos e soldados a postos para uma grande batalha; prontos para dar a vida pelo seu Imperador.

Xian, além de ser mais uma grande cidade chinesa (e que cidade é pequena num país de 1,4 bilhão de habitantes?), é o local que abriga o exército de Terracota, sitio arqueológico descoberto a pouco mais de 3 décadas e que deixa qualquer um boquiaberto ao visitá-lo. São mais de 8 mil esculturas de guerreiros de barro seco cobertos com laca.

Estátuas formando um grande exército que está lá para fazer a guarda do primeiro Imperador da China – Qin Shihuang.

O grande exército de terracota
O grande exército de terracota

 

Loucura?

Com o desejo de ter sua alma protegida por toda a eternidade, este imperador, morto em 210 a.C., quis ser enterrado sob os cuidados de todo o seu exército. Para isso, ordenou a construção de milhares de estátuas, impressionantemente reais.

As figuras são em tamanho e estilo natural. Variam de peso, indumentária e penteado, de acordo com a patente de cada integrante do batalhão. A expressão facial individualizada, as armas e armaduras utilizadas dão uma aparência tão real que os chineses que vistam o local dizem ser capazes de encontrar suas imagens por lá.

Acredita-se que mais de 700 mil trabalhadores e artesãos levaram 38 anos para realizar essa magnífica obra, que, atualmente, é patrimônio histórico mundial pela UNESCO.

Para chegar a este esplêndido lugar, paga-se o equivalente a R$ 15. São mais de dois quilômetros quadrados de fascínio, beleza e incredulidade, distribuídos por diversas salas e ambientes que reúnem o que de mais perfeito e real o homem pode construir.

Há quem acredite que ainda há mais soldados espalhados pela propriedade. Por isso as escavações ainda continuam, 34 anos após a descoberta do primeiro objeto.

E de uma coisa não podemos duvidar. O sonho de Qin não poderia ser mais real. Esteja onde ele estiver agora, tem 8000 mil homens lutando por ele, levando seus devaneios aos quatro cantos deste planeta que me impressiona a cada dia.

Passagens de Trem na China? Acesse aqui e consulte!

Onde ficar em Xian?

Eu me hostepedei no Hostel HI Qixian e gostei muito!

Ótimo preço, fui bem tratado e fiz vários amigos! Recomendo!

Fim de tarde em Xian

O Japão é agora o meu destino. Tóquio e depois Kyoto, para visitar a Maravilha do país, o templo Kiyomizu Dera, que significa Água Pura. Até breve!

————————————————————

Veja também:

O Mochileiro na Muralha da China!

Posts da Tailândia!

O Mochileiro das Maravilhas em Bali, na Indonésia!

 

Assista:

Teatro Chinês em Xian

Mochileiro no programa Bom dia Pequim, da ESPN Brasil.

 

Booking.com

Adicionar comentário