Como tirar o passaporte? Ele foi modificado e dura mais!

Como tirar o passaporte? Muita gente me faz essa pergunta e a solicitação desse importante documento sempre gera dúvidas na cabeça das pessoas!

Eu já tava pra escrever esse post há tempos e com a divulgação do novo passaporte, que saiu na última semana, resolvi mandar bala aqui.

O novo passaporte, que teve capa modificada (agora apresenta o Cruzeiro do Sul ao invés do antigo brasão da República), ganhou novas marcas de segurança também, como a criptografia para assinatura digital e a imagem invisível fluorescente. E o mais importante de tudo: passou a valer por 10 anos e não mais por 5!

Essa última mudança, que a imprensa cansou de falar que foi um aumento, na verdade, se você fizer uma continha simples, vai perceber que foi uma redução. Veja:

Antes: R$ 156,07 = validade de 5 anos

Agora: R$ 257,25 = validade de 10 anos

Ou seja, proporcionalmente o passaporte ficou mais barato! 😉

Novo passaporte, válido por 10 anos
Novo passaporte, válido por 10 anos

Quer tirar o seu passaporte? Siga as instruções:

1) De acordo com o tipo de passaporte que você deseja requerer, deve consultar a lista de documentos necessários. Para tirar passaporte comum, clique aqui e veja a documentação necessária!

IMPORTANTE: não existe renovação ou prorrogação de passaporte. Se o seu está com o prazo expirado, você deve juntar toda a documentação original e solicitar a emissão. Atenção, pois muitos países exigem passaporte com no mínimo 6 meses de validade para permitirem a entrada, então, se o seu já está perto desse limite e você pensa em viajar em breve, agilize-se para tirar outro, mesmo antes do vencimento!

2) Solicite a emissão do seu passaporte online, no site da Polícia Federal. Após a solicitação feita e seus dados enviados, será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União). Guarde o protocolo da solicitação!

Ficou com dúvidas até aqui? Ligue 194 ou envie sua mensagem para faleconosco@dpf.gov.br .

3) Pague a GRU antes do vencimento! Claro, né!

4) Está com a documentação completa em mãos (item 1), GRU paga e protocolo da solicitação?

Verifique aqui se o posto de atendimento que você vai precisa de agendamento e vá até lá com tudo faça a solicitação pessoalmente! Agora é só verificar a data de retirada e aguardar! E pode consultar o andamento do pedido do passaporte aqui!

ATENÇÃO: a foto do passaporte será tirada no dia da solicitação, então prepare a roupa bonita e penteie o cabelo direito, pois como falei no começo do post, o documento agora vale por 10 anos!

5) Na data e local indicados, vá ao posto de atendimento e retire seu passaporte, que só será entregue ao titular, após apresentação do documento de identidade original e assinatura de recibo!

6) Boa viagem!

Passaportes antigos
Passaportes antigos… ficam na lembrança, com os nossos carimbos!

——————————————————–

Veja também:

Vídeos do mochileiro

Educação a bordo: você desce correndo do avião ou espera?

Conheça e curta as redes sociais do mochileiro!

 

Booking.com

5 thoughts on “Como tirar o passaporte? Ele foi modificado e dura mais!

  1. Pingback: Apertem os cintos que a educação sumiu! - Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

  2. Pingback: Onde comprar roupas e acessórios para viajar? - Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

  3. Pingback: Onde comprar dólar barato para suas viagens? Faça sua oferta! - Mochileiro das Maravilhas

  4. Daniel, boa noite. Estou com uma super dúvida. Grampeei a carteira internacional de vacinação na contracapa do passaporte. Não me atentei a mensagem “não grampear”. Posso ter danificado meu passaporte?

    1. Olá Maria Almeida!
      Olha, teoricamente não terá problemas por ser a contra-capa e não haver nada de controle de identidade nessa parte, mas eu sugiro você conversar sobre o assunto com o pessoal da Polícia Federal, em algum posto oficial, e levar seu passaporte até lá para ter certeza que está tudo ok e que não terá qualquer problema para embarcar.
      Abraços e boas viagens!

Adicionar comentário