O que fazer e conhecer em Fortaleza e arredores?

Como você sabe, visitei as cidades da Copa do Mundo para fazer a série “Turismo na Copa” pro UOL Viagem, então, além de postar os vídeos, resolvi escrever algumas coisas sobre cada cidade e Fortaleza é a primeira! O mundial já passou e agora as cidades voltam ao normal, então aqui vai o primeiro post para que você possa pegar algumas dicas!

Eu não visitava a capital do Ceará há muitos anos (a última vez havia sido em 2001) e a impressão foi boa, apesar de sentir que o pessoal de lá não anda muito satisfeito! Acho que a minha impressão foi muito influenciada pelo que eu havia visto há mais de 10 anos e confesso que naquela época eu não tinha gostado muito!

Bom, vamos ao que interessa…

De cara, como cheguei à noite, tive que pegar um táxi para o bairro de Aldeota, onde fica o Fortaleza Hostel , da HI. O bairro é bom, perto do centro (possível ir caminhando) e fácil para pegar ônibus ou achar um táxi.

Minha rede social no Fortaleza Hostel
Minha rede social no Fortaleza Hostel

O hostel é ótimo, tem um café da manhã legal e um pessoal que é bem simpático! Valeu, Marli!

De lá, saí pra uma caminhada pelo centro da cidade, onde visitei a Igreja da Sé e, coladinho nela, o Mercado Central! Logo em frente está o o forte de Fortaleza que deu o nome à cidade! Vale um passeio por essa região, que ainda tem outros edifícios históricos e é bem movimentada!

Um ponto que vale a pena é o Theatro José de Alencar. Essa construção lindíssima  da cidade é uma mistura de centro de cultura e obra de arte. Inaugurado em 1910, tem seis espaços cênicos e oferece visitas guiadas diariamente! Amei!

Catedral de Fortaleza vista do teto do Mercado Central
Catedral de Fortaleza vista do teto do Mercado Central

 

Mercado Central
Mercado Central

 

Theatro José de Alencar
Theatro José de Alencar

 

Ali perto ainda está o Centro Cultural Dragão do Mar. De dia ou à noite é uma boa opção. Cultura, arte e muita animação com exposições, apresentações, além de bares e restaurantes que agitam locais e turistas!

Agora, se você gosta mais de praia, há várias opções. Iracema é bem agitada (principalmente à noite), quando o calçadão fica lotado de pessoas caminhando, praticando esportes e batendo papo. Ao lado está Meireles, que tem a feirinha Beira-mar, conhecida por lá e cheia de produtos pro pessoal que gosta de ir às compras. Agora se a vontade é tomar uma gelada e curtir o dia, a Praia do Futuro é a mais indicada. Ou pelo menos a mais conhecida! Vários quiosques e barracas lotam as areias e o movimento não para!

 

Iracema
Praia de Iracema

 

Praia do Futuro
Praia do Futuro

 

Se a ideia é ir pra balada, Fortaleza está cheia de bares e boates, como Mucuripe Club, o Acervo Imaginário e Órbita, mas tem uma que já se tornou tradição. É o Pirata, considerada a melhor balada do mundo às segundas-feiras! Agora prepare-se, pois vai encontrar a turistada em peso e vai escutar muito axé e forró! Se essa não é a ideia, volte dois parágrafos e fique no Dragão do Mar. Os bares costumam ter música ao vivo, MPB e um ritmo mais tranquilo…

Como não faz mal alertar (e eu não tenho o rabo preso com ninguém), fique atento em toda essa região. Assaltantes sabem que o movimento de turistas é grande e sempre estão por lá. Eu mesmo presenciei o desespero de uma moça de um grupo de cariocas que estava chegando para se divertir e teve sua bolsa e câmera roubadas.

Algo que eu conheci e amei é o Centro das Tapioqueiras! Adoro tapiocas e esse lugar, apesar de um pouco distante, é incrível. É uma grande “praça” com dezenas de barracas de tapioca. E te garanto, tem todos sabores que você imaginar! Difícil escolher onde sentar e qual pedir, até porque o pessoal fica te chamando de todos os lados! Eu gostei das barracas “Tapioqueira Maria Redonda” e da “3 Irmãs”. Tive que provar uma tapioca de cada, mesmo elas sendo enormes!

 

Eu, a Maria Redonda e a super tapioca!
Eu, a Maria Redonda e a super tapioca!

 

Uma outra dica gastronômica de Fortaleza é aproveitar a famosa Caranguejada, que ocorre às quintas-feira na cidade. Muitos restaurantes oferecem esse prato típico com preços especiais nesse dia e vale a pena experimentar!

O que fazer perto de Fortaleza?

Dependendo do número de dias que você vai passar em Fortaleza, recomendo conhecer as redondezas. A até pouco mais de 150km da capital, você encontrará praias lindas e mais tranquilas (principalmente se for baixa temporada). Agências vendem esses passeios caso você não queira ir por conta (o que é totalmente possível). No próprio hostel você consegue informações sobre essas saídas!

Lagoinha é uma das minhas praias favoritas e está ao norte da capital cearense . Charmosa e tranquila. Vale subir e tirar uma foto lá de cima! Dá uma olhada no visual!

 

Lagoinha, Ceará
Lagoinha

 

Recomendo um passeio pela praia e pela cidade, que ainda conserva ares mais simples e pessoas vivendo suas vidas sem tanta influência do turismo local.

Você também pode pegar passeios que fazem três praias próximas de uma vez! O tal do “Combo 3 praias” te leva a Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada de buggy.

 

Passeio de Buggy
Passeio de Buggy pelas praias do litoral cearense

 

Morro Branco é onde ficam as famosas falésias da região e onde o pessoal vende aquelas garrafinhas com areia dentro. Eu não comprei porque não gosto que destruam a natureza e também por que eles te mostram tantas cores de areia que eu comecei a duvidar se aquilo não era tinta!

A Praia das Fontes fica no caminho e tem uma caverninha com saída de água. Interessante, mas nada demais. E Canoa Quebrada mudou muito. Era bem tranquila e gostosa e hoje está muito movimentada, mas vale a visita!

 

Praia das Fontes
Praia das Fontes

 

Em todos esses passeios, fique atento e lembre-se que você não é obrigado a se alimentar nos restaurantes “sugeridos” pela empresa que te levou. Eles levam comissão, então dão uma forçada de barra. Vale comparar preços antes de escolher e, além disso, a experiência pode ser mais natural e verdadeira, fugindo um pouco do “teatro”de alguns lugares!

Ah, em Canoa Quebrada é possível fazer voos de paraglider! Fique de olho nos valores e confira equipamentos de segurança e certificação dos instrutores, pois tem muitos espertinhos aproveitando pra voar de qualquer jeito por lá, o que pode ser bem perigoso!

 

Parapente em Canoa Quebrada
Voo de paraglider em Canoa Quebrada

 

Fortaleza foi uma das sedes da Copa, né? Pra quem quiser conhecer o Castelão, estádio do mundial, vale se informar sobre o transporte em dias de jogos. O Castelão está a mais de 10km do centro e o transporte público é bem ruim. Um táxi vai te custar uns R$ 35. Vale se estiver com mais gente!

 

Castelão
Mochileiro no Castelão

 

Bom, em breve escreverei sobre as outras cidades que foram sedes do mundial e sobre as atrações que elas oferecem por perto! Tem lugares lindos e que pouca gente conhece!

Dica do Mochileiro: Consulte o site Rent a Local Friend e tenha um amigo / guia por um dia! Em Fortaleza a Rafaela Baracho me acompanhou e me mostrou alguns lugares bem legais da cidade! Valeu Rafaela!

Nos vemos por aqui!

————————————————

Quer assistir ao meu vídeo em Fortaleza? Clique aqui!

Me acompanhe também nas redes sociais!

 

 

 

Booking.com

6 thoughts on “O que fazer e conhecer em Fortaleza e arredores?

  1. Pingback: Recife e Olinda: o que fazer por lá? | Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

  2. Pingback: A 2ª temporada de "O Mochileiro" será no Brasil! | Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

  3. Conhecí o Morro Branco.. As famosas areias coloridas que vao do marrom claro, ao marrom escuro, marrom avermelhado .. Nao tem nada de colorido!! Sao alguns tons de marrom.. Achei uma enganaçao!!

  4. Pingback: A 2ª temporada de "O Mochileiro"será no Brasil! - Mochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário