Recife e Olinda: o que fazer por lá?

Escrever sobre Recife é difícil. Gosto muito dessa cidade. Perdi as contas de quantas vezes fui pra lá pra visitar família, amigos, trabalhar… então vamos lá!

Após visitar Fortaleza, seguindo a trilha das cidades da Copa, fui para Recife de ônibus!

Recife
Recife

 

O terminal de ônibus estava em reforma, mas parecia que ficaria bonito. E ficou, pois antes mesmo de escrever esse post, eu passei por lá novamente e vi o resultado! O bom é que de lá eu peguei o metrô e desembarquei em Boa Viagem, a praia mais conhecida da cidade! Aliás, é lá que está o Arrecifes Hostel, da rede HI! Um hostel bem gostoso e charmoso, com ótimo espaço e várias redes, que eu adoro!

Na Av. Boa Viagem, além do calçadão, ótimo pra praticar esportes, há vários quiosques. Passar uma tarde lá não é nada mau! E se der vontade, um mergulho também cai bem. Apenas tome cuidado com os tubarões, que na hora da maré alta podem atravessar os arrecifes e resolverem dar um “oi”.

 

Praia de Boa Viagem
Praia de Boa Viagem

 

Aliás, vale uma informação aqui! Pra quem ainda acha que o tubarão é um animal naturalmente violento ou assassino, saibam que esse comportamento dele e essas aparições em áreas de banhistas é fruto da ação do homem que destrói a natureza e, nesse caso particularmente, ocorreu por conta da construção do Porto de Suape, a poucos quilômetros de Boa Viagem, justamente em uma área onde havia uma grande população desse animal. Nesse caso (como na maioria), o assassino é outro!

Ainda falando da vida marinha, se você gosta de mergulhar, esse é um ótimo local, principalmente se curte naufrágios. Por ser um local estratégico no Oceano Atlântico, muitas guerras já ocorreram nesse pedaço do litoral do Brasil e consequentemente muitos navios foram afundados por ali. Eu não perdi a oportunidade, fui até a escola de mergulho Aquáticos e fiz uma saída com eles! Foi demais!

 

Mergulho em Naufrágio
Mergulho em Naufrágio

 

Mochileiro Mergulhador
Mochileiro Mergulhador

 

Ainda no Cais das Cinco Pontas, aproveitei pra embarcar em um catamaran da Catamaran Tours que faz um delicioso passeio pelo Rio Jaguaribe. A cada ponte, uma nova história e você conhece um pouco mais da capital de Pernambuco. Se puder, tente pegar uma das últimas saídas e acompanhar o por do sol do barco! Lindo demais!

 

Passeio de catamaran
Passeio de catamaran pelo Rio Capibaribe

 

Por-do-sol em Recife
Por-do-sol em Recife

 

Já de volta e em terra firme, saí pra passear pela cidade. No chamado Recife Antigo, onde a cidade nasceu e onde está o marco zero,  há muitas opções legais. Centros culturais, de artesanato, locais históricos e ruas lindas bem preservadas! Recomendo visitar a Torre Malakoff e a Casa dos Bonecos Gigantes, onde é possível saber mais sobre os bonecos gigantes de Olinda. Ah, vale   parar em algum dos restaurantes de lá para tomar uma gelada ou uma água de côco! À noite essa área é bem agitada e muitas vezes acontecem shows e restaurantes oferecem música ao vivo! Confira a agenda cultural da cidade sempre pra saber o que vai rolar por lá!!

 

Marco zero
Marco zero

 

Casa dos Bonecos Gigantes
Casa dos Bonecos Gigantes

 

Um lugar lindo para se conhecer ainda perto do marco zero é o Parque das Esculturas. Por R$ 5,00 você atravessa de barco um pedaço do canal e visita algumas das obras de Francisco Brennand, o maior escultor que Pernambuco já conheceu! Mas calma, isso é só o aperitivo, pois a sua oficina, a Oficina Brennand, localizada no norte da cidade, é um espetáculo! Eu diria que, para aqueles que gostam de arte, é um passeio imperdível! É claro que eu não deixei de visitar!

 

Parque das Esculturas e Recife
Parque das Esculturas e Recife

 

Oficina Brennand
Oficina Brennand

 

Olinda 

Não tem como falar de Recife e não citar Olinda! A cidade irmã, dona do carnaval mais divertido do Brasil e cheia de história pra contar está logo ali ao lado. De ônibus, em 30 minutos você chega. E vale a pena! Pra quem pensa que Olinda não tem boas praias, se engana. Tem sim, mas realmente esse não é o foco! E se a ideia é passar uns dias em Olinda, já recomendo logo o Albergue de Olinda, que fica pertinho do centro histórico e do Bar Aritana (da mais do que simpática Juju). Já me hospedei por lá e sempre fui muito bem tratado! 😉

 

Olinda e Recife vistas do alto da Catedral da Sé
Olinda e Recife vistas do alto da Catedral da Sé

 

Andar pelas ladeiras de Olinda é aprender e viver um pouco dos velhos tempos do Brasil. A arquitetura histórica é linda e lá no Alto da Sé, do terraço da Catedral, a vista é de cair o queixo! Em um dia aberto, como o que eu peguei, é possível enxergar tudo que já falei nesse post! Não deixe de caminhar pelas pedras do calçamento histórico de Olinda, visitar pequenas casas de arte, parar para tomar uma água de coco ou um suco de seriguela e admirar essa obra de arte, que se transforma nos 4 (ou 10) dias de Carnaval, mas que na baixa temporada é de uma paz inigualável!

 

As casas coloridas de Olinda
As casas coloridas de Olinda

 

Nossa, o post já tá acabando e quase esqueci de falar do novo estádio da região, que eu conheci na Copa das Confederações e depois revi na Copa do Mundo! Pois é, se você vem para Recife para assistir a algum jogo, fique atento. A Arena Pernambuco fica fora de Recife, em São Lourenço da Mata e o acesso é rodoviário (com estacionamento pago) ou de metrô (a estação Cosme e Damião, na linha laranja, fica a 700m do estádio). Confira o Mapa!

 

Arena Pernambuco
Arena Pernambuco

 

É hora de continuar a viagem pelo Brasil! Em breve, mais um post sobre uma nova cidade que foi palco da última Copa!

—————————————

Veja também!

O episódio sobre Recife na série Turismo na Copa, que produzi para o portal UOL.

O que fazer e conhecer em Fortaleza e arredores?

Booking.com

22 thoughts on “Recife e Olinda: o que fazer por lá?

  1. Parabéns pelo post, conheci seu site a cinco minutos atrás e já virei mais um fã.Valeu as dicas pra galera que quer vir para o Recife e tb pra minha hospitaleira Olinda, terra do melhor carnaval do mundo.Fica a dica quem não veio ainda venha e não esquecer jamais !!!

    1. Daniel Thompson

      - Edit

      Responder

      Olá Flávio!
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário!
      Amo sua terra e quero voltar aí sempre que puder!
      Abraço!

  2. Pingback: A 2ª temporada de "O Mochileiro" será no Brasil! | Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

  3. Parabéns pelo post. Meu Recife é muito lindo mesmo. Só uma correção o estádio fica em São Lourenço da Mata e não São João da Mata.

    1. Daniel Thompson

      - Edit

      Responder

      Valeu Rafael! E você tem toda razão… São LOURENÇO da Mata! Já corrigi! Abraço!

  4. Fabiano Grison

    - Edit

    Responder

    Daniel! Não conheço o Nordeste, vou começar por Recife e comprei passagem só de ida,pois de lá pretendo ir a outros lugares, mas enquanto estiver em Recife vou conhecer a vizinhança, principalmente Olinda. Seu post ajudou muito!vlw , estou indo do MS e vou passar o reveillon em Recife depois vou ver pra onde vou!

    1. Oi Fabiano! que bom que o post te ajudou! Espero que curta muito Recife e Olinda!
      É isso aí… passagem só de ida e sem destino após ir a Pernambuco… o nordeste está cheio de maravilhas!
      Aproveite!

  5. EDUARDO GUIMARAES

    - Edit

    Responder

    Tambem gostei muito do seu siite! De todos do tema mochilão achei um dos melhores se não for o melhor !

    Estou planejando um mochilão pelo Nordeste em Dezembro . Quero fazer Natal , Pipa , João Pessoa , Recife , Porto de Galinhas e Maceió (Maceió bem pouco pois já conheço alguma coisa )

    Pelo seu post, vale pernoitar em Olinda pelo menos um dia né ?

    1. Valeu pela visita e comentário, Eduardo!
      Bela viagem que você tá programando, hem?!
      Sim, sem dúvidas vale ficar pelo menos um (ou dois) dias em Olinda!
      Grande abraço!

  6. Oi, Daniel!

    Que ônibus você pegou de Recife pra Olinda? A única info que encontrei era um bus que levava 2h30 pra chegar lá 🙁

    1. Oi Eliz!
      O ônibus que peguei foi o Piedade / Rio Doce, que passa em Boa Viagem e passa por Olinda! E demora bem menos que 2h30!
      Espero que ajude! 😉

  7. Pingback: Assista: Mirante dos Golfinhos em Noronha! - Mochileiro das Maravilhas

  8. Muito bom ver as pessoas encantadas com a nossa cidade. Belo Post Daniel Thompson, seja sempre muito bem vindo a recife. E se precisar de locação de van em Recife para se deslocar. É só entrar em contato!

    Grande abraço!

  9. Boa Tarde !
    Estou de viagem marcada para recife e gostei muito dos posts e dicas de lugares legais para conhecer!!!!

  10. Pingback: Conheças as lagoas do Rio Grande do Norte! - Mochileiro das Maravilhas

  11. Pingback: A 2ª temporada de "O Mochileiro"será no Brasil! - Mochileiro das Maravilhas

  12. Pingback: 2ª parada do Turismo na Copa: Recife - Mochileiro das Maravilhas

  13. Pingback: Conheça as Jacuzzis do Monte Roraima! - Mochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário