Pucón e região: roteiro e dicas!

Pucón é linda! Simples assim!

 

Pucón e o Villarrica ao fundo
Pucón e o Villarrica ao fundo

 

Ares tranquilos do interior guardam uma cidade limpa, agradável, com paisagens estonteantes e muita, mas muita aventura mesmo! Na cidade ou perto dela, você sempre poderá ver o grande e ativo vulcão Villarrica. É incrível e impressionante!

Uma semana antes da nossa passagem por lá, ele entrou em erupção, fato que não acontecia desde 2012, pois ele é um dos poucos vulcões permanentemente ativos do mundo. A notícia ainda estava frequente e todos os guias e pessoas com quem conversamos falavam sobre isso, contavam fatos e mostravam fotos e vídeos!

Na cidade, um sinal de perigo de erupção avisa a todos como está a situação, então não se preocupe, pois toda a região está preparada para receber seus momentos de atividade! Mas não custa nada ficar de olho, né?! 😉

 

O centro de Pucón
O centro de Pucón

 

Como chegar em Pucón?

É possível chegar em Pucón, que fica a 780km da capital Santiago, por terra ou voando.

De carro, ótimas rodovias ligam as principais cidades do Chile a e ônibus partes também de todo o país até Pucón. Eu recomendo dar uma olhada no site da TURBUS, uma das principais empresas de ônibus do Chile e verificar rotas, datas e preços!

De avião, chega-se através de Temuco, a cidade com aeroporto mais próxima a Pucón. Voos da LAN e da Sky Airline chegam diariamente a Temuco. De lá, são mais 120km, que podem ser feitos de van ou de ônibus até Pucón.

 

 

O que fazer em Pucón e região?

Pucón é uma cidade muito ativa, no verão e no inverno, de dia ou à noite! Aqui vão algumas sugestões de passeios e lugares para você visitar. Escolha de acordo com o número de dias que tem por lá! 😉

Na cidade, caminhe. Andar por lá é uma delícia e a cidade é bem plana. Uma bike pode ser uma ótima alternativa também e se você é do time dos muito preguiçosos, os táxis coletivos são a solução!

À noite, Pucón tem vários bares legais e restaurantes, como o Mamas y Tapas e o Black Forest, mas se você quer relaxar e descansar pro dia seguinte, cheio de passeios e aventura, recomendo fazer umas fotos noturnas. O céu estrelado, o vulcão no horizonte e o ar puro podem render alguns cliques legais!

 

O céu estrelado de Pucón
O céu estrelado de Pucón

 

PASSEIOS

Parque Nacional Villarrica

Esse é o parque mais conhecido da região. Forrado por lindos bosques de araucárias e uma área de mais de 60 mil hectares, o Parque nacional Villarrica possui uma fauna riquíssima e a chance de ver animais como o puma, raposas, macacos e furões é grande.

Muitas trilhas, áreas para recreação e lagos incríveis, como o Huinfiuca, complementam esse local cheio de vida que recebe visitantes durante todo o ano, diariamente, das 8h30 às 18h.

 

Parque Nacional Villarrica
Parque Nacional Villarrica

 

Rafting

O Rio Liucura é um convite ao Rafting! Corredeiras que tem variados níveis de dificuldade atendem desde principiantes aos mais experientes. E o cenário… ah, o cenário é demais!!!

Se você gosta de aventura e não tá com preguiça de remar, procure o pessoal da Sol y Nieve, especializado em passeios como esse e marque a sua saída!

 

Rafting no Rio Trancura
Rafting no Rio Trancura

Quer saber mais? Clique aqui e confira o nosso vídeo pelo Parque Villarrica e o Rafting no Rio Liucura!

 

Parque Huerquehue

Localizado a aproximadamente 30km do centro de Pucón, o Parque Hurquehue ainda é pouco conhecido por brasileiros, mas é uma incrível opção para quem gosta de natureza e de trilhas!

São várias opções de de caminhadas, sempre cercadas de muito verde, lagoas e paisagens de tirar o fôlego!

São 12 mil hectares de belezas e mesmo para quem quer apenas relaxar, não faltam opções. Não faltam espaços para descansar, fazer um lanche ou curtir um bom banho!

 

Parque Huerquehue
Parque Huerquehue

Clique aqui e assista ao vídeo da nossa experiência por lá!

 

Rio Liucura

Águas calmas e transparentes, vegetação abundante às margens e ao fundo o grande Villarrica… é desse jeito que você vai navegar pelo Rio Liucura.

Ou seja, se você quer relaxar, curtir a natureza e aproveitar para fazer fotos lindas, esse é o passeio!

No final, um mergulho pra despertar e partir para a próxima!

 

Rio Liucura
Rio Liucura

 

Assista aqui ao vídeo da nossa experiência por lá!

 

Na neve

Se você for em um período de neve, ski e snowboard não vão faltar!!

Apenas fique atento, pois no último ano o Centro de Ski de Pucón foi fechado por causa da erupção do vulcão, mas essas atividades também podem ser feitas no Vulcão Lanín, no Vulcão Quetrupillan ou em qualquer local nevado das redondezas!

 

Snowboard em Pucón / Foto: Patricio Garrido
Snowboard em Pucón / Foto: Patricio Garrido

 

Onde ficar em Pucón?

Pucón tem acomodação para todos os gostos e bolsos. Escolher um lugar pra ficar vai depender da sua vontade e de quanto pode / quer gastar. Deixo aqui duas sugestões:

Hotel Hacienda Vira Vira

Hotel fazenda novíssimo e lindíssimo. Quartos espaçosos e vários ambientes agradáveis. A comida é algo a parte. Deliciosa, com chefs ótimos e grande variedade de pratos, com uma carta de vinhos excelente!

O hotel organiza passeios diários, com ótimos (e próprios) guias!

 

Sala de leitura do Vira Vira
Sala de leitura do Vira Vira

 

Um dos apartamentos do Vira Vira
Um dos apartamentos do Vira Vira

 

O Vira Vira organiza passeios diariamente
O Vira Vira organiza passeios diariamente

 

Pucón Hostal El Nogal

Central, tranquilo, familiar e bem aconchegante, com quartos privativos!

 

O que levar?

Tudo depende da época em que você vai a Pucón e das suas atividades por lá.

Botas de caminhada, protetor solar, chapéu e a máquina fotográfica. Se for em época de frio, vale levar um bom agasalho, de preferência impermeável caso chova e, se tiver, e calças resistentes para as atividades.

Roupas de banho e curtas para atividades nos rios e lagos também são recomendáveis, caso você vá no verão!

Guia: quer um guia que conhece tudo e pode te ajudar muito?

A quem interessar, passo o contato! 😉

Se você prefere fechar passeios antecipadamente também, é só avisar, pois conheço um brasileiro que já morou lá, conhece tudo e também fecha isso daqui do Brasil! Só pedir o contato via email que eu mando!

——————————————————————

E se você foi a Pucón e tem outras dicas, mande que eu incluo aqui!

——————————————————————-

* Viajamos para o Chile para gravar a primeira temporada da Websérie “Bucket List – A Lista dos Sonhos“, projeto desenvolvido pelos blogueiros Átila Ximenes (Vou Contigo Lifestyle) e Daniel Thompson (Mochileiro das Maravilhas). A viagem contou com o apoio da Skyscanner BrasilMormaiiTurismo ChileTam Linhas Aéreas e Hotel Vira Vira.

———————————————

Veja também:

Outros posts e v ídeos do Chile

Atacama: guia completo!

Guia de Santiago!

 



Booking.com

Booking.com

8 thoughts on “Pucón e região: roteiro e dicas!

  1. Olá!
    Sobre o período de neve em púcon, gostaria de saber em relação a estrutura dos lifts. Já ouvi dizer que as vezes eles não funcionam ou que a subida para o topo demora muito. É verdade isso? Estou indo para lá em setembro deste ano (2016).
    Obrigada,

    1. É verdade, Juliana. Tem épocas certas por causa da neve e das atividades vulcânicas da região também. Em setembro, normalmente é o fim da temporada e ainda funcionam, mas recomendo contatar a estação em que você pretende esquiar para ter certeza! 😉
      Obrigado pela visita ao blog!

  2. Olá Daniel tudo bem? Adorei o seu Post. Estou indo para Pucon sozinha em meados de agosto. Gostaria do contato do guia que você falou e também irei fechar os passeios daqui do Brasil pois lá terei apenas dois dias e gostaria de agilizar daqui. Você poderia me passar o contato? Grata

Adicionar comentário