Mochileiro na Estátua da Liberdade!

Cheguei a Nova Iorque. Considerada por muita gente como a capital do mundo e conhecida como a cidade que nunca dorme. Tome cuidado, pois essa cidade realmente te “engole”. 

A cidade não para e oferece tudo que o cidadão, viajante ou curioso queira. As atrações são inúmeras. Bares, casas de danças, shoppings, museus, teatros (da Broadway), restaurantes, parques e muito mais.

Caminhar pelas ruas e avenidas de Nova Iorque é divertido. Vê-se de tudo um pouco e encontra-se tudo que é possível (ou não) imaginar. Por cima ou por baixo da terra, as pessoas, constantemente apressadas, são capazes de passar por cima dos desatentos. Se você quer relaxar e não entrar no frenesi da cidade, um bom Musical ou uma visita a um dos excelentes museus (História Natural, MOMA, Metropolitan, Guggenheim, entre outros) pode ser uma boa pedida. Uma caminhada pelo Central Park para ver os esquilos e as cores do outono, também é uma opção. Subir a Broadway e chegar até as luzes da Times Square é quase que obrigatório, mas se você, assim como eu, é apaixonado pelas Maravilhas do mundo, seu destino está em uma ilha, nas águas do Rio Hudson. 

A Estátua da Liberdade, principal e mais visitado monumento dos Estados Unidos, foi doada pela França para celebrar a independência do país, conquistada após a batalha com a Inglaterra no século XIX. Apesar de ter 225 toneladas, e ser a escultura mais pesada do mundo, o tamanho da Estátua surpreende muita gente, fazendo-os pensar que ela fosse maior. Outro fato que causa estranheza e rende explicações no próprio monumento, é a sua cor. A Estátua é verde! Isso acontece por causa do material com que ela é coberta. O cobre, em contato com o ar, sofre oxidação e, após 30 anos em exposição, tomou esse tom e fez com que a Estátua ficasse assim.

 

 

Porém, a maior surpresa dessa Maravilha está na sua localização. Ao contrário do que muita gente pensa, a Estátua da Liberdade não está no território do Estado de Nova Iorque e sim em Nova Jersey, o que, inclusive, torna seu acesso muito mais fácil a partir de lá. O governo de Nova Iorque apenas administra a ilha e o monumento!

Há dois meios de chegar a esta Maravilha, saindo de Manhattan ou de Nova Jersey. Eu optei pela segunda opção, já que estava na casa de um casal de amigos que moram lá e, carinhosamente, acolheram o mochileiro aqui. O preço é o mesmo (11 dólares) e a visita também. A única diferença é que, saindo de Nova Jersey, o barco para antes na Ilha Ellis, onde, antigamente, inúmeros imigrantes, vindos de diversas partes do mundo, chegavam buscando uma nova vida na terra prometida. Saindo de Nova Iorque, essa será a segunda parada. Se você não quer descer em nenhuma das ilhas, basta pegar qualquer transporte que atravesse o rio Hudson para ver o monumento mais de perto.

Durante minha estada aqui, procurei escolher um dia bonito para visitar a Estátua da Liberdade. Quando saí de casa, o sol brilhava, mas quando cheguei lá, tudo havia mudado. O barquinho balançava e o vento frio quase queimava meu rosto, mas não tem jeito, com chuva, sol, calor o frio, a “Miss Liberty” está lá, firme e forte, segurando a tocha que nunca se apaga e que a deixa ainda mais especial, protegendo a entrada do porto de Nova Iorque.

Desci e caminhei em volta dela. Turistas de todos os lugares do mundo tentam achar o melhor ângulo para uma foto. Alguns empunham um objeto e tentam imita-la. Crianças correm, e como em quase todos monumentos do mundo, nem dão atenção. É melhor brincar.

Era hora de subir no monumento. Subir? Sim, até os seus pés. Desde 11 de setembro de 2001 (lembra dessa data?) o monumento fechou o acesso até a coroa da Estátua e não há previsão para reabertura. Pena, desde então a Maravilha só pode ser admirada de baixo para cima!

Depois desse dia, eu revi a Estátua da Liberdade por muitas vezes. Ela se tornou mais comum, acho que como qualquer monumento que, quando está tão perto de nós e diariamente no nosso caminho, não recebe a atenção devida. Mas não pude deixar de olhá-la, de dia ou de noite, iluminada e iluminando o sentimento de liberdade e de orgulho de todos os cidadãos dos Estados Unidos!

É hora de deixar a Terra do Tio Sam. Depois de um grande trabalho, consegui meu visto para o Canadá. Na semana que vem contarei como foi minha chegada nesse país e meu encontro com uma anfitriã desconhecida. Fiquei de olho!

——————————————————

Outros posts sobre os Estados Unidos!

Guia de Nova Iorque

Vídeos do Mochileiro

 

Booking.com

One thought on “Mochileiro na Estátua da Liberdade!

  1. Pingback: Guia do Mochileiro - Dicas de Nova Iorque | Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário