O que fazer em Barbados? Confira aqui o guia completo!

Barbados é um dos pequenos (e lindos) países do Caribe. As referências de quem fala em Barbados normalmente são a cantora Rihanna, o rum, a cana-de-açúcar e a banana, mas apesar desses serem ótimos produtos locais, a ilha tem muito mais a oferecer! Barbados é uma ilha de pouco mais de 400 quilômetros quadrados, cheia de paisagens incríveis, sabores inesquecíveis e cores inigualáveis.

 

 

Desembarcamos no voo da GOL, direto de São Paulo, que sai todos os sábados, às 11h55 e leva 5h30 (temporariamente suspenso a partir de 28/08/2016) para pousar em Bridgetown, capital do país. Com o fuso de uma hora a menos, você chega no final da tarde e ainda pode aproveitar a noite do sábado!

A primeira dica é: se puder, alugue um carro. Esse é o melhor jeito de explorar a ilha, que está cheia de atrações. São praias, baías, parques, cavernas, lugares legais para comer e muitas, mas muitas atrações, dentro e fora da água! Alugue o seu na Courtesy Rent a Car, que tem uma loja logo no aeroporto e serviço de primeira!

A partir de agora vou descrever cada um dos passeios que fizemos! 😉

 

Passeio de carro pelas praias da Costa Oeste

Esse é um passeio independente e totalmente flexível. Vale verificar um dia (ou período livre) e mandar bala!

Resolvemos explorar algumas praias desse lado da ilha e valeu a pena. Se você estiver de carro, há vários locais pra parar e vale levar um lanche e algo pra beber. As praias são lindas, com areia clara e águas tranquilas.

Paramos em três delas para conhecer!

 

Treasure Beach
Treasure Beach
Paradise Beach
Paradise Beach

 

Passeio de Catamaran pela costa oeste

De um lado, praias lindas e selvagens com ondas fortes. Esse é o lado leste, onde está o Oceano Atlântico.

Do outro lado, no Mar do Caribe, mais tranquilo, onde circulam os catamarans. O passeio da Tiami Catamaran Cruises do dia sai às 10h e dura aproximadamente 5 horas, com almoço incluso. O da tarde, para ver o por do sol, sai às 16h e dura pouco mais de 3 horas. São oferecidas bebidas e ótimos petiscos!

Optamos por esse e valeu a pena! Dá uma olhada!

 

Por do sol em alto mar
Por do sol em alto mar

 

Jeep Tour

O passeio busca o pessoal no hotel (se você tiver sorte será o último a ser pego e o primeiro a ser deixado) e te leva por um tour geral na parte de cima da ilha, passando por praias, mirantes e pequenas matas. Mescla paisagens lindas e aventura a bordo de uma, digamos assim, jardineira. Aperte o cinto e prepare-se para o balanço!

 

Paisagens lindas no nosso caminho de jeep / jardineira por Barbados
Paisagens lindas no nosso caminho de jeep / jardineira por Barbados

 

O passeio começa por alguns mirantes no centro da ilha. Uma parada no Monte St. Jorge pra começar e seguimos para a costa leste, onde tivemos a oportunidade de ver pescadores de ouriços em plena atividade e as incríveis rochas moldadas pelo mar na praia de Bathsheba. De lá, passamos pelo norte até a costa oeste de Barbados.

A parada final foi em Little Bay, com suas lindas e fortes ondas quebrando nas pedras, além de piscinas naturais que se formam com a maré. Um almoço com o grupo no hotel Sugar Cane encerrou o passeio com comida bem caseira e gostosa.

 

Pescadora de ouriço
Pescadora de ouriço
A linda praia Bathsheba
A linda praia Bathsheba
Little Bay
Little Bay
As ondas de Little Bay
As ondas de Little Bay

Esse é um ótimo passeio para fazer nos primeiros dias e ter uma boa noção do tamanho da ilha, além do que ela pode oferecer! Converse com o pessoal da Island Safari e divirta-se!

 

Harrisons Cave

Pra alguns, cavernas são todas iguais. E a Harrissons Cave pode até ser vista dessa forma, mas ela impressiona. Não à toa, é patrimônio natural e um dos tesouros de Barbados, localizada bem no coração da ilha!

Além do passeio tradicional, que pode ser feito por qualquer um a bordo de carrinhos elétricos, há o Eco-Adventure tour, para pessoas com mais de 16 anos e que te leva a outras partes da caverna. Foi esse que fizemos!

Nesse passeio, você passa por pequenas lagoas internas, túneis e conhece outros caminhos da caverna, mas prepare-se, pois vai se molhar e sujar! Leve uma roupa extra! 😉

 

Harrison's Cave
Harrison’s Cave

 

Passeio de Submarino

Praias lindas, ritmo caribenho, música, bebidas, tudo isso é muito a cara do Caribe, mas quando eu viajo, amo novas e diferentes experiências. Aqui está uma delas: passear de submarino.

A Atlantis Submarines, está em Barbados há muitos anos e realiza passeios diários para quem quer dar uma espiada no fundo do mar do Caribe.

O nosso passeio saiu pontualmente às 10h da manhã e após uma curta navegação, de aproximadamente dez minutos, chegamos ao Atlantis IV. Escotilha aberta e fomos entrando e nos acomodando.

Janelinhas individuais para acompanhar o tour e a super janela do comandante Franz, bem na frente, que a cada novidade avistada, avisava o pessoal: “Tartarugas à direita” e todos olhavam. Daí vinha um “grande cardume” à esquerda. Como a nossa turma estava pequena, e ocupamos apenas metade dos assentos, o vai-e-vem de um lado pro outro do submarino foi frequente, justamente pra não perder nada.

Não sentimos o tempo passar, mas acho que a navegação durou pelo pelos uns 40 minutos e chegou aos 40 metros de profundidade. Uma delícia que eu certamente recomendo!

E o submarino começa a descer...
E o submarino começa a descer…

 

Uma visão da cabine de comando do submarino
Uma visão da cabine de comando do submarino

 

A nossa visão da janelinha do submarino
A nossa visão da janelinha do submarino

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO DO PASSEIO DE SUBMARINO

Fábrica de Rum

Como falei lá no começo, a exportação de rum é uma das atividades mais fortes do país. O rum barbadiano é enviado para mais de 100 países ao redor do mundo e muito consumido dentro do país também. É parte da cultura local, patrimônio nacional.

Fomos à maior e mais conhecida destilaria de Barbados, a Mount Gay e em um tour de aproximadamente uma hora, conhecemos um pouco da história dessa bebida, o processo de destilação e engarrafamento e, finalmente, é claro, provamos alguns dos tipos de rum que eles oferecem. Foi interessante e divertido!

Mont Gay, há mais de 300 anos fabricando rum.
Mont Gay, há mais de 300 anos fabricando rum.
Provando o rum da Mount Gay
Provando o rum da Mount Gay

Hikking eTrekking

Stephen é um simpático e falante morador barbadiano. Apaixonado pela natureza e, principalmente pelas caminhadas. Explorador nato, que não larga seu GPS e apesar das pernas curtas, caminha sempre em velocidade. Ele nos confessou que a maioria das pessoas que vão a Barbados ( e ao Caribe, em geral), não querem saber de fazer trilhas. Querem ficar na praia, tomar drinks, escutar múcica e relaxar. Mas por isso, ficou muito contente que o contatamos, pois mostra que existem pessoas que querem ir além do clichê caribenho.

Um belo hikking pelo litoral da ilha
Um belo hikking pelo litoral da ilha

 

Mata densa em Barbados
Mata densa em Barbados

Ele nos levou por uma trilha de aproximadamente 3 horas no lado leste da ilha. Partimos de Martins Beach e caminhamos quase uma hora pela costa. Linda paisagem! Depois disso, subimos (essa parte não foi fácil, confesso) e passamos por algumas casas e pela ingreja mais antiga do país, a St. John’s Church. De lá, pudemos ter uma boa visão do que já havíamos percorrido e do litoral do país. Seguimos e voltamos por dentro da mata, conhecendo um pouco da vegetação local, frutos e insetos de Barbados.

St. Johns Church, Barbados
St. Johns Church, Barbados

Foi bem legal e bonito e àqueles que gostam de caminhadas. Stephen organiza hikkings através da Hike BarbadosHá tours de um dia inteiro e caminhadas para todos os níveis de aventureiros, incluindo cavernas pouco exploradas, caso queiram!

Mergulho em Barbados

O barco amarrado, balançando naquela água verde à espera dos mergulhadores já dava sinal do que seria o mergulho. E foi muito bom.

O barco aguardava os mergulhadores
O barco aguardava os mergulhadores

A Dive Barbados Blue, nos levou a alguns pontos de mergulho e dois grupos se dividiram para conhecer três naufrágios da região.

Barbados Blue
Barbados Blue

Pudemos ver muitos cardumes, arraias, e lindas paisagens marinhas, com destaque para um lindo cavalo marinho e uma grande tartaruga, que apareceu no final do mergulho!

O começo do mergulho
O começo do mergulho
Encontramos um belo cardume de peixes
Encontramos um belo cardume de peixes
E um cavalo marinho apareceu!
E um cavalo marinho apareceu!
A grande tartaruga que apareceu na despedida do mergulho.
A grande tartaruga que apareceu na despedida do mergulho.

OPÇÕES À NOITE

Harbour Lights

Às quartas e sextas, essa é uma das principais atrações para os turistas. Sim, é um programa turistão, com jantar e show de música e apresentação de danças da cultura local, mas vale para curtir o ritmo caribenho e provar ótima comida!

Mercado Oinstins

Esse tradicional mercado de peixe se tornou muito popular e virou uma grande atração, tanto para os locais quanto para os turistas, que enchem a avenida e a ruela que fica atrás, onde são encontrados artigos locais, artesanato, souvenir e muitas opções de comidas locais.

O Mercado Oinstins e a feira de artesanato.
O Mercado Oinstins e a feira de artesanato.

Eu provei um filé de Marlin com arroz e batatas locais que estava simplesmente delicioso. Tempero incrível! Recomendo a barraca do …………., não só por ter me oferecido essa delícia, como por ter um pessoal muito simpático!

Meu delicioso e inesquecível filé de marlin.
Meu delicioso e inesquecível filé de marlin.

 

Onde se hospedar em Barbados

The Crane

Lindíssimo resort, com toda estrutura para casais e famílias, localizado na praia de mesmo nome, que é considerada uma das mais bonitas do Caribe! as fotos dispensam comentários.

The Crane
The Crane
The Crane beach
The Crane beach

 

Rio Guesthouse / Hostel

Bem próxima ao centro, no litoral sul e com ótimo astral. Local limpo e gostoso!

 

Serviço

Fuso: 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília

Melhor época pra ir: qualquer. O período de chuvas normalmente é durante o verão (meio do ano) ,mas não acredite muito nas previsões. Eu estava triste pois a nossa previsão era de tempo nublado e o sol brilhou em TODOS os dias! Venta bastante, então o tempo muda rapidamente, mesmo após uma forte chuva. Ah, apesar de estar no caribe, Barbados não costuma ter furacões, então fica a dica pro pessoal que costuma evitar essa época pra viajar pra lá.

Dinheiro: dólares americanos são aceitos por toda a ilha. Normalmente te devolvem o troco em dólares barbadianos. Cada dólar norte-americano vale em média 2 dólares locais e para ter uma ideia de preços (que para comer, não são muito baixos), um combo no Chaffete, fast food mais conhecido do pais, sai por 10 dólares barbadianos. Uma cerveja no mercado custa 2,50 dólares barbadianos.

Água: o solo da ilha é calcário e você pode beber água da torneira tranquilamente. Faça isso, pois assim como a maioria dos produtos, a água mineral é importada e custa quase 10 dólares.

Quer uma guia barbadiana que fala português e já morou no Brasil! Só me escrever que eu passo o contato! 😉

RECOMENDAÇÕES

  1. 1 – Use roupas leves e saiba que roupas camufladas não são permitidas na ilha;
  2. 2 – Barbados é uma ilha de colonização britânica. Inglês afiado te levará mais longe!;
  3. 3 – Eles são britânicos, então, seja pontual nos passeios e compromissos!

 

A nossa viagem a Barbados foi um convite da Visite Barbados e da GVA!

——————————————————————–

Veja também:

Passeio de Submarino em Barbados!

Mochileiro na Costa Rica!

Vídeos do Mochileiro

 

Barbados: a porta do paraíso!
Barbados: a porta do paraíso!

 

 

 

 

Booking.com

2 thoughts on “O que fazer em Barbados? Confira aqui o guia completo!

  1. Pingback: San Andrés, na Colômbia. O que fazer por lá?! - Mochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário