Festival Cervantino e a capital do México!

Deixei Iucatã, Chichen Itzá e fui para o Interior do México à procura do Cervantino, o mais famoso Festival Internacional de Cultura do país.

Entre tacos, tequilas, quesadilhas, palomas, tamales e nopales, cheguei a Guanajuato. Ali perto, estão San Miguel de Allende (cidade preferida do ator Antonio Banderas) e Dolores Hidalgo, onde foi declarada a independência do país. As três cidades formam um triângulo cheio de cultura e história.

A linda igreja de San Miguel de Allende

Aos 66 anos de vida, o Festival Cervantino ferveu com atrações e espetáculos de 25 países e mais de dois mil artistas. Declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, Guanajuato não poderia ser mais perfeita para ser sede de um festival como esse. Ruelas, igrejas, templos e uma rede de rústicos túneis dão um charme todo especial à cidade. Muitas cores e vida que alegraram meus dias por ali. As coloridas e antigas casinhas, as calçadas estreitas, e as igrejinhas por toda a parte até me fizeram lembrar cidades como Parati, Olinda e Ouro Preto.

Como era o último final de semana do evento, Guanajuato estava cheia de mexicanos de todas as partes do país e turistas de diversos lugares do mundo. Uma grande festa. Além das atrações oficiais, como grupos de música, apresentações de dança e teatro, havia diversos artistas nas ruas. Estátuas vivas, Mariachis, desenhistas, entre outros. Caminhei por aquele antigo calçamento feito de pedras e me diverti um bocado. Só senti falta de ver algo do Brasil. Tanta riqueza cultural que temos e não marcamos presença lá!

Gafanhoto gigante em Guanajuato durante o festival.

 

Na capital

Já na Cidade do México, quantas surpresas. Centro cheio de vida, ruas renovadas, limpas e muita gente. A Praça da Constituição, informalmente conhecida como Zócalo, é a o marco zero do Centro Histórico. É uma das maiores praças do planeta e tem, no centro, uma bandeira nacional imensa, que todas as manhãs é hasteada e, pontualmente às 18 horas, é retirada.

Rodeando o Zócalo, estão grandes e importantes edifícios do México, como o Palácio da Constituição, a Catedral Metropolitana e a sede do Governo do Distrito Federal. Diariamente, milhares de pessoas circulam por ali, já que a região é também um grande centro comercial, devido ao número de lojas e escritórios.

Mais adiante, está o prédio do Correio e, junto a ele, o Palácio de Belas Artes. Tudo bonito e conservado. Parabéns ao Governo, que realizou uma mudança forte na região central, recuperou edifícios e deixou esta, que é uma das regiões mais movimentadas da cidade, mais agradável para cidadãos e turistas.

 

No centro histórico da cidade do México, a polícia anda de sombrero!

 

Ainda tive a sorte de acompanhar de perto as celebrações de uma das datas mais importantes para o povo mexicano: o 2 de novembro, Dia dos Mortos. Por aqui, os entes queridos são lembrados com muita alegria e festa.

Flores e velas iluminam os caminhos para que os mortos cheguem até as casas onde viviam. Lá, encontrarão tudo aquilo que gostavam enquanto estavam vivos: o prato predileto, o chocolate da infância, aquela bebida favorita e até os cigarros que o levaram, mas que não conseguiam largar. Tudo isso é oferecido pela família.

 

Bandeira Mexicana

Um outro lugar muito bonito e interessante, que recomendo, é o museu de Antropologia. Incrível!

 

Museu de Antrpologia  (52)

 

Pra fechar, nada melhor que assistir a um clássico do futebol mexicano onde o Brasil foi tri-campeão mundial de futebol com a inesquecível seleção de 1970. América do México X Chivas Guadalajara. O time da casa levou a pior e perdeu por 2 a 1 com um gol final. A torcida visitante foi ao delírio!

 

Estádio Azteca - América 1x2 Chivas

 

Festa dos visitantes!

 

Com muita festa, eu deixei o México e segui para o vizinho do norte. E por ali eu tinha certeza de que encontraria muita agitação também!

Crise econômica, Halloween e eleição nos Estados Unidos. Não sabemos ainda quem será o novo presidente desta, que ainda é considerada a nação mais poderosa do mundo. Enquanto os eleitores norte-americanos vão às urnas, vou atrás da minha Maravilha, a Estátua da Liberdade. Semana que vem, conto como foi ver tudo isso de perto.

Até a próxima!

—————————————————

Veja também:

Mochileiro em Chichen Itza!

Posts dos Estados Unidos!

Vídeos das viagens do Mochileiro das Maravilhas.

Hasta luego!

Booking.com

One thought on “Festival Cervantino e a capital do México!

  1. Pingback: Mochileiro no México: aula de história na terra dos Maias! - Mochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário