Adeus, Azure Windowl! 🙁
Pois é, quando abri meu email nesta manhã eu achei que tivesse recebido uma piada de mau gosto. Mas não era.
“Daniel, você é um cara de sorte por ter a oportunidade de conhecer e curtir a bonita Azure Window. Ela desabou durante esta manhã por conta das chuvas dos últimos dias…”
Foi assim que o departamento de turismo de Malta me dava esta triste notícia. A Janela Azul, mundialmente conhecida como Azure Window, tinha ido embora!
******************
A Azure Window desabou na última manhã, por conta das fortes chuvas e da ventania que castigaram Malta e, mais especificamente, a ilha de Gozo e a baía Dwejra, onde estava esse lindo monumento natural, que era provavelmente o principal símbolo do turismo de do país!
Eu estive lá no ano passado e fiquei apaixonado por esse lugar. Disse inclusive a algumas pessoas que era um dos locais mais encantadores que havia conhecido, que aquela obra da natureza era incrível e que passaria dias observando tudo aquilo se pudesse! É… agora ficará na memória, nas fotos e nos vídeos… muito triste!
Apesar da Azure Window não estar naquelas famosas listas de “lugares que devemos conhecer antes que sumam”, ela sumiu de um dia para o outro e agora é lembrança. Fica a mensagem… e lembremos sempre de viver os momentos, aproveitar todos os dias da vida e guardar experiências em vez de nos preocuparmos com objetos, pois viajar faz a vida melhor!

A seguir, o relato oficial do órgão de turismo de Malta e do Jornal Times of Malta:
A Azure Window desmoronou e não foi apenas a parte superior que caiu – mesmo as colunas se foram.
Roger Chessell, um residente de Xaghra, estava em Dwejra quando a janela desmoronou aproximadamente às 9h40, tendo ido tomar retratos da tempestade. “Havia um grande mar furioso sob a janela”, disse ele ao Times de Malta. “De repente, o arco desabou no mar com um barulho gigante, jogando pulverizando água pra cima. No momento em que o spray tinha desbotado, a pilha tinha ido também. ”
Em uma coletiva de imprensa, o ministro do Meio Ambiente, José Herrera, disse que vários estudos mostraram que nenhuma intervenção feita pelo homem poderia ter evitado o colapso. O ministro de Gozo, Anton Refalo, comparou o evento a “perder uma parte de si mesmo”, mas estava ansioso para sublinhar que Gozo tinha muito a oferecer além da Azure Window. O ministro do Turismo, Edward Zammit Lewis, descreveu a janela como um bem de marketing que agora estava perdido, mas expressou confiança de que o turismo de Gozo iria resistir ao golpe.
Assim que a notícia chegou às manchetes, muitos moradores começaram a se dirigir para a área, querendo ver o que tinha acontecido com seus próprios olhos. Muitos estavam no local até o meio da manhã, ainda incapaz de acreditar no que tinha acontecido.


A polícia mais tarde emitiu em apelo no Facebook convocando as pessoas para evitar a área. A Associação de Turismo de Gozo emitiu uma declaração dizendo que o inevitável tinha acontecido e a ilha perdeu uma de suas belezas icônicas. “O carro-chefe dos locais turísticos de Gozo afundou-se em seu mesmo local de nascimento, onde milhares de anos se ergueram e orgulhosamente anunciando uma das belezas naturais de nossa pequena ilha”, disse a Associação. “A muito promovida janela Azure não é mais, e apenas milhões de fotografias permanecem como testemunho deste ponto turístico.” Eles disseram que, embora Dwejra tenha sido “órfão” com a perda, a comunidade de turismo em Gozo acreditava que Dwejra continuaria a milhares de turistas todos os dias. “O fim da janela Azure deve servir como um abridor de olho para todos os interessados em cuidar e manter e proteger, sempre que possível, os locais turísticos que esta pequena ilha tem para oferecer.”
Apenas em janeiro passado, mares agitados tinham exposto a fragilidade do local icônico, com ondas quebrando uma laje grande na base de um de seus penhascos. Um estudo geológico de três meses publicado em 2013 concluiu que, embora a erosão fosse inevitável, a estrutura não estava em perigo iminente de colapso. Na época, os geólogos haviam dito que a Janela Azure era susceptível de sobreviver por “décadas” por vir.
As preocupações com seu futuro de longo prazo cresceram no ano passado, e um comitê de direção encarregado de supervisionar a administração do site foi recomposto após um hiato de três anos. A Janela Azure foi criada depois que duas cavernas de calcário caíram. Era um dos locais os mais distintivos das ilhas maltesas, atraindo milhares de turistas todos os anos.
**********************
Em breve, os meus posts de Malta, pois a Janela Azul se foi, mas o país tem outros lindos lugares para conhecer, muita gente simpática, riqueza cultural, outras atrações naturais e ótima comida! 😉

Veja também:
Série Maravilhas Naturais do Mundo
O outro lado das Cataratas
O Canal do Youtube do Mochileiro! Inscreva-se!
Booking.com
Bárbara
- Edit
Olá, estava tentando ler a publicação, mas não consegui terminar, gostaria de dar uma sugestão na página, esse fundo verde com as letras cinzas não está legal, o texto ficou apagado, cansa a vista, deixe o texto branco, ou deixe o verde do fundo mais claro.
Daniel Thompson
- Edit
Obrigado, Bárbara!
Houve um problema durante a última atualização do blog, mas já está corrigido.
Espero que consiga terminar de ler e que curta o conteúdo!
Feliz 2018!