Paraty: sol, mar, literatura e cachaça!

Minha paixão por Paraty é antiga. Aliás, o certo é Paraty ou Parati? A resposta está aqui!

Mas não importa, eu frequento essa cidade há mais de 10 anos e já perdi a conta de quantas vezes fui até lá. Férias, feriados, finais de ano e em muitas outras oportunidades… e sabe o que eu percebi? Que nunca tinha escrito sobre a cidade. Pois aqui está!

Paraty é do Rio, mas é quase de São Paulo. E olha que já ouvi isso dos próprios cariocas, hem?! Talvez pela distância, que é quase a mesma para qualquer uma das duas cidades (um pouco mais perto da capital fluminense), pelos paulistas amarem essa cidade e sempre estarem por lá e também pelo Rio contar com tantas cidades atraentes no seu litoral e acabarem não indo tanto até lá.

Bom, o que mais importa é que ela transborda história, cultura, arte, é linda, tem ótimos restaurantes e locais para se hospedar, além de muita gente simpática!

 

Centro Histórico de Paraty Instagram @mochileirodasmaravilhas
Centro Histórico de Paraty
Instagram @mochileirodasmaravilhas

Mais ao norte, as opções são diversas. Acesse a BR e siga… a prainha da Praia Grande é excelente!

Estacionamento próximo e uma caminhada de 200m por uma trilha pra encontrar um lugar de mar calmo e pouca gente (durante a semana). Mas lembre-se de levar suas coisas, pois lá os alugadores de guarda-sol já estão abusando e cobrando alto e o bar local mete a faca também!

 

Prainha (Praia Grande) Instagram @mochileirodasmaravilhas
Prainha (Praia Grande)
Instagram @mochileirodasmaravilhas

Se você quer ainda mais isolamento e tranquilidade, minha dica é Ilha do Cedro ou dos Pelados. mais ao norte da Prainha (uns 13km do trevo de Paraty), há locais para parar o carro. Você estaciona e desce para uma praia, onde barqueiros levam e trazem as pessoas! Fique atento à sinalização no acostamento! Vale a pena!

 

Ilha do Cedro. Linda! Instagram @mochileirodasmaravilhas
Ilha do Cedro. Linda!
Instagram @mochileirodasmaravilhas

Este post é também para dar a dica de dois eventos que acontecem em breve: a FLIP (Festa Literária Internacional de Parati), que vou tentar dar um pulo pra ver, além do Festival da Cachaça, que ocorre anualmente, durante o mês de agosto. Você se interessou? Então anote aí:

 

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

A programação da Festa é muito grande. Eventos são realizados durante os dias em que dura a festa. Debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, são realizados com a presença de pessoas ligadas à cultura, não só à literatura, mas pessoas que trabalham em outras áreas também.

Além do foco nas pessoas que já são leitores assíduos, um objetivo muito grande da FLIP é focado nas crianças e jovens, por isso a programação é dividida entre Programação Principal, Flipinha e FLIP Zona, que são direcionadas para os adultos, crianças e jovens, respectivamente, abrangendo todas as faixas etárias de leitores com uma linguagem adaptada para cada uma.

Nessa edição, que é a 15ª e acontece de 26 a 30 de julho, o homenageado será o autor  Lima Barreto.

FLIP 2013 em Paraty
FLIP 2013 em Paraty
Visitante curtindo Paraty de bike
Visitante curtindo Paraty de bike

Festival da Cachaça

Você sabia que a cachaça é a bebida  mais consumida no Brasil e o terceiro destilado mais consumido no mundo inteiro? Pois é… e Paraty é uma das cidades produtoras dessa bebida desde 1600, quando exportava para a Europa, e chegou a ter, no final do século XVII, por volta de 160 engenhos de cachaça em pleno funcionamento.

E não poderia ser diferente, é lá que ocorre o Festival da Pinga, ou da cachaça, que é uma das maiores festas dedicadas à aguardente no país e já acontece desde o início dos anos 80. Esse evento também serve para divulgar para as pessoas a cultura da pinga que já dura séculos. O Festival vai ser realizado de 17 a 20 de agosto, reunindo além de degustação, história da cidade e da bebida, apresentações de grupos locais com música para todos os gostos.

 

Paraty à noite
Paraty à noite

Para hospedagem na cidade, eu recomendo a Pousada Recanto da Praia, na praia do Jabaquara, e a Pousada da Dona Dalva, no pontal, bem próximo ao centro histórico, mas, se você quiser pesquisar outras pousadas em Paraty, acesse o Roteiro de Turismo, que tem mais informações sobre restaurantes e pousadas em Paraty.

Eu esperando o final do ano na piscina da pousada Recanto da Praia
Eu esperando o final do ano na piscina da pousada Recanto da Praia

Boa viagem, boa praia, boas leituras e boa cachaça (com moderação – se beber, não dirija, vá de bike)!

Paraty vista do pier... Instagram @mochileirodasmaravilhas
Paraty vista do pier…
Instagram @mochileirodasmaravilhas

 

Veja também!

Episódio de “O Mochileiro” em Paraty!

Posts do Rio de Janeiro

Minuto Mochileiro: Piscinas do Cachadaço em Trindade, Paraty.

——————————————————————–

Artigo Patrocinado

Booking.com

One thought on “Paraty: sol, mar, literatura e cachaça!

  1. Pingback: Conheça a Piscina Natural do Cachadaço em Trindade / Paraty - Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário