Costa Rica inesquecível! E não só na Copa!

Uma van cheia de visitantes de vários lugares seguia de San Jose, capital da Costa, ao litoral sul do Caribe desse país. Lá dentro, enquanto a maioria dormia, quatro dos ocupantes, sendo um brasileiro, um argentino, um costarriquense e um uruguaio, quebravam o silêncio e conversavam sobre o mundial de futebol que se aproximava, no Brasil, e começaria dali a 15 dias.

Em um determinado momento, o papo ficou no famoso “grupo da morte”, com Inglaterra, Itália, Uruguai e Costa Rica. Tadinha da Costa Rica… era isso que volta e meia se ouvia. Não só lá, mas em qualquer lugar do mundo, diga-se de passagem. “De quanto vai perder seus jogos?”, apostavam os engraçadinhos. Ou “De quem será que ela vai roubar um pontinho?”, perguntavam os mais otimistas.

Ontem Martín, o argentino, confessou por email que em um dos momentos, enquanto escutava Julio (uruguaio) e Saúl (costarriquense) prognosticarem um empate entre eles na primeira rodada para depois ganhar dos europeus e se classificarem, num mix de sonho com brincadeira, ele pensava em silêncio: pobres sonhadores… no grupo em que estão, não vão nem chegar nas oitavas…” E não é que os dois passaram mesmo? E o brasileiro (no caso, eu), confessou que também pensou algo assim. Pelo menos com relação à Costa Rica!

Pois é, como dizem por aí, não tem mais bobo no futebol e a Costa Rica é a sensação da Copa do Mundo. Isso ninguém pode negar! Enquanto grandes seleções e campeões do mundo como Espanha, Inglaterra e Itália foram embora bem cedo, os Ticos (como eles mesmos se chamam) já estão na fase Quartas-de-Final, surpreendendo até os mais otimistas torcedores desse pequeno país da América Central!

E com essa onda azul, vermelha e branca me inspirei para escrever sobre o país, pulando inclusive outros posts que “estavam no forno”, já que foi o último lugar em que estive, justamente antes da parada para a Copa do Mundo! Bom, chega de futebol e vamos falar deles, então? Sim!

A bandeira da Costa Rica
A bandeira da Costa Rica

 

A vontade de conhecer a Costa Rica era antiga! Eu diria que desde 2006, quando escolhi a Nova Zelândia para morar, estudar e trabalhar!

Na época em que estudei turismo, alguns países eram vistos como referência em temas ligados a essa área. Boa estrutura, serviços e qualidade da recepção de visitantes, fora o destaque em atividades ligadas à natureza e de aventura, além da importância dada à conservação do meio ambiente. Tudo isso me levou a pensar seriamente em ir à Costa Rica. Não aconteceu daquela vez, mas ela estava na minha wish list desde então e, em 2014, após ser convidado pelo ICT (Instituto Costarricence de Turismo), eu pude realizar o sonho de conhecer esse lugar lindo, que ficou marcado também como o 50° país que em eu pisei! Pura Vida, hoje eu digo! E é assim que te saúdam os locais, sempre com um largo sorriso e a alegria de receberem visitantes!

 

Yo S2 Costa Rica

 

Nesse primeiro post, vou fazer um apanhado geral dos locais por onde passei durante os 12 dias em que permaneci na Costa Rica e em breve vou postar um pouco de cada região, com mais detalhes! Vamos lá?

A chegada foi por San Jose, capital do país, após um voo de conexão na Cidade do Panamá, ou seja, umas 8 horas de viagem no total, pela Copa Airlines. Voo tranquilo, que confesso nem ter sentido passar!

 

Voo Copa Airlines
Voo Copa Airlines

 

Conheci o centro da cidade, o Teatro Nacional, a Praça da Democracia e o antigo quartel, que hoje é um museu. E aqui, a primeira informação que faz da Costa Rica um país diferente dos outros. Eles não têm exército. Daí então, o fato desse museu ser um antigo quartel, que ainda conserva sua arquitetura original. Essa escolha, ou mudança, tomada em 1949, mostra resultados hoje. Mais de 60 anos depois, muito do dinheiro que seria gasto em armamentos, pólvora e treinamento inútil de guerra, foi transformado em educação e qualidade de vida! E isso é facilmente notado, na alegria das pessoas, na educação de todos e na sensação de leveza do país. Difícil explicar, mas eu senti isso!

Mesmo assim, a pergunta sobre uma eventual guerra é inevitável, já que em toda a América, a Costa Rica é o único país a ter feito essa escolha e ser então totalmente vulnerável com relação à defesa de seu território, mas, pelo que entendi, apenas uma vez estiveram ameaçados, quando a Nicarágua tentou investir pelo norte, tomando parte das terras costarriquenses. O fato foi tratado diplomaticamente junto às Nações Unidas e o vizinho do norte retirou seu exército deixando os Ticos em paz de novo!

E lá fui eu, rodando o país e tentando me acostumar com o café da manhã regado a gallo pinto (arroz com feijões tostados) e ovos, típicos no começo do dia do pessoal da Costa Rica e tradição do país. Gostoso, mas acho que não pra todo dia…

 

Gallo Pinto, tradição do café da manhã
Gallo Pinto, tradição do café da manhã

 

De cara, paramos para fazer um rafting no Rio Pacuare! Sim, esse rio é considerado um dos melhores para a prática do esporte em todo o mundo e não faltou emoção!

 

Rafting no Rio Pacuare
Rafting no Rio Pacuare

 

O Caribe Sul foi a primeira parada. Uma região que passou a se desenvolver muito nos últimos anos e começou a receber mais e mais turistas. A influência jamaicana é nítida e é nessa região que se concentra a maior quantidade de negros do país. Com paisagens lindas, praias incríveis e ao som de muito reggae, curti meus três dias por lá! Conheci Puerto Viejo, Manzanillo e Cahuita, onde está o parque nacional de mesmo nome e que me encantou! A visita ao centro de resgate de animais também foi algo incrível e o encontro com algumas espécies em extinção ou que sofreram maltratos me fez realmente acreditar que a Costa Rica quer preservar sua natureza! Aliás, se você gosta de ver animais, prepare-se, pois esse é o lugar!

 

Curtindo um pouco de Reggae em Puerto Viejo
Curtindo um pouco de Reggae em Puerto Viejo

 

Praia Cahuita, dentro do parque de mesmo nome.
Praia Cahuita, dentro do parque de mesmo nome.

 

No Jaguar Rescue Center, onde animais são resgatados e cuidados.
No Jaguar Rescue Center, onde animais são resgatados e cuidados.

 

Os colibris da Costa Rica
Os colibris da Costa Rica

 

A viagem seguiu e, para conferir de verdade a fama das atividades de aventura e ligadas à natureza, fiz duas paradas. A primeira foi no Parque Rain Forest Adventure, no caminho de volta do Caribe a San Jose, onde experimentei a primeira de muitas tirolesas da viagem e das milhares da Costa Rica.

 

Tirolesa no Parque Rain Forest
Tirolesa no Parque Rain Forest

 

Nos arredores, visitei o vulcão Irazu, um dos mais próximos à cidade e um dos mais conhecidos do país, pois é um vulcão ativo e fácil de se chegar. Nas proximidades também fui a o Parque das Cataratas, fiz um tour de café em uma das fazendas locais visitei o vulcão Poas, lindo e que ainda conta com uma atração à parte, que é a sua lagoa, alcançada com uma caminhadinha adicional de uns 15 minutos! Paisagens inesquecíveis! De lá, segui a Turialba, um dos centros e aventura do país. A cidade é bem simpática e a região onde eu fiquei, mais ainda. Um pouco mais afastada e com clima de interior mesmo!

 

Vulcão Irazu
Vulcão Irazu

 

Lagoa Botos (Vulcão Poas)
Lagoa Botos (Vulcão Poas)

 

Os últimos dias da viagem foram no litoral do Pacífico. Me hospedei em Manuel Antonio e Playa Hermosa, onde conheci o Parque Nacional Punta Ballena e saí para observar golfinhos, outros animais e ainda dei um mergulho nas águas do Pacífico! Pura Vida!

 

Os golfinhos do Parque Nacional Punta Ballena
Os golfinhos do Parque Nacional Punta Ballena

 

A saudade já bateu na hora de ir embora, das pessoas, da natureza, dos vulcões, da comida e principalmente dos sorrisos de lá! Ô povo simpático! Na despedida, a certeza de que vou voltar e explorar muito mais do que esse paraíso tem a oferecer!

Em breve, mais posts detalhando cada região da Costa Rica! Fiquem de olho e até breve!

 

Caribe Sul

 

E aí, já quer procurar sua hospedagem na Costa Rica?

Booking.com

2 thoughts on “Costa Rica inesquecível! E não só na Copa!

  1. Pingback: Adrenaline, a grande tirolesa da Costa Rica - Mochileiro das Maravilhas

  2. Pingback: O que fazer em Barbados? Confira aqui o guia completo! - Mochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário