Roma, a Cidade Eterna

Na cabine de 6 camas, embarcamos eu, um professor de inglês norte americano, uma japonesa simpática, um alemão filho de brasileira uma moça de algum lugar que parecia não querer papo com ninguém. A noite foi passando e cada um desembarcando em uma cidade diferente da Itália… por fim, eu deixei a cabine vazia e cheguei em Roma Termini, a estação central da capital italiana.

Chegar em Roma é uma delícia, o sangue latino ferve aqui e realmente me sinto mais perto de casa. Tudo bem, o barulho é maior e a bagunça também, mas nem me importo. Algumas estações de metrô e um ônibus depois eu já estava hospedado no hostel. Estive aqui em 2001 também e minha boa memória visual não falhou, mesmo sete anos depois, lembrei da rua onde deveria pegar o ônibus, do ponto e do local onde deveria descer.

Roma é sem dúvida a cidade mais quente que passei até agora. Não vi nenhum termômetro, mas com certeza a temperatura não está abaixo dos 35 graus. Se essa não fosse a capital mundial das fontes, eu estava perdido. Aliás, todos os turistas estavam. Garrafinha na mochila é item obrigatório por aqui nessa época do ano. E a minha primeira parada turística foi justamente na fonte mais conhecida de Roma, a Fontana de Trevi.

Reservei um dia para o Vaticano e fiz um tour completo. Quando estive aqui, a capela Sistina estava fechada para restauração, mas dessa vez, eu mudei a ordem dos locais para visitá-la, já que ela e o Museu do Vaticano fecham aos domingos (exceto o último de cada mês, quando a entrada é gratuita). Então lá fui eu, Paga-se 14 Euros para visitar o Museu e a Capela e com mais 5 eu fui à cúpula da Catedral de São Pedro. A vista completa de Roma compensa, mas prepare as batatas, pois é preciso passar por diversas escadarias para chegar lá.

Roma tem outras grandes atrações como o Pantheon, as praças Veneza, Espanha e Navona, o Foro Romano, o Palatino, o Estádio Olímpico e é claro, o Coliseu. Ele é o principal motivo da minha vinda até aqui, afinal, agora é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo (foi eleito na 5ª colocação) e dediquei a ele algumas horas e também alguns Euros. 11 para entrar (caso tenha passaporte europeu, esse valor cai para 6,50) e mais 4,50 caso você queira um áudio guide, que não me contou nenhuma grande novidade e não existia em português mas foi um bom companheiro na visita. Esse lindo monumento foi palco de grandes batalhas da Roma antiga e seus espectadores assistiam às lutas entre gladiadores e também contra ferozes animais. Todos tinham lugar marcado de acordo com a classe social e acredita-se que cerca de 70 mil pessoas iam lá para ver muito sangue.

Hoje vou de trem a Bari e de lá embarco em uma ferry para a Grécia. Lá, visitarei mais uma Maravilha. Fique de olho!

—————————————————-

Veja também:

Guia do Mochileiro: Roma

Booking.com

One thought on “Roma, a Cidade Eterna

  1. Pingback: Guia do Mochileiro - Dicas de Roma | Mochileiro das MaravilhasMochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário