Mochileiro aprisionado em Alcatraz!

O pior não é estar aqui, é saber que estamos tão perto dessa linda cidade e tão longe ao mesmo tempo.” Essa frase, eternizada por um preso americano nos anos 60, traduz um pouco do que é Alcatraz, ilha onde está o presídio mais famoso do mundo. Localizado no centro da baía de São Francisco, Alcatraz “hospedou” os criminosos mais perigosos dos Estados Unidos e até serviu de tema para filmes de Hollywood. 

O piso verde e as barras de pintura descascada cor creme contém muita história. Cada cela, cada sala, cada espaço tinha algo para me contar. Munido de um guia de áudio e sempre atento às informações disponíveis pelo local, aprendi muito sobre a história desse presídio, que funcionou durante 29 anos. 

O corredor A está esquecido e era apenas um local fechado. Os corredores B e C, amigavelmente chamados de Broadway e Michigan, eram destinados aos presos normais, apesar de que por lá nenhum poderia ser “normal”, já que só iam para Alcatraz aqueles que tinham cometido graves delitos. Nesses corredores, anos de tentativas de fugas, rebeliões e vidas que se passaram pareciam estar mais que vivos.

Alguns, por bom comportamento, ganhavam o direito de fazer cursos, escutar música, solicitar livros e até trabalhar no presídio. Outros tinham apenas o direito de comer e voltar para aquela minúscula cela de1,50 mpor 2,75m para pensar nos erros que cometeram. Mas durante as 24h do dia, o pensamento deles era só um: escapar.

Mochileiro atrás das grades

Foi aí que lembrei do que aquele prisioneiro disse sobre a cidade, que estava ali pertinho, a apenas dois quilômetros, separada da ilha pelas geladas águas da baía. Então, escapei!

Conversando com uma amiga há um tempo, pedi dicas de São Francisco. Dentre elas, a principal foi: “Ande, ande por toda a cidade. Sinta o clima de São Francisco, que isso é o mais gostoso.” Dica dada, dica seguida. Caminhei muito. Esse, que já é meu estilo preferido de turismo, se encaixou perfeitamente aqui.

São Francisco é grande, mas é aconchegante; é movimentada, mas é silenciosa; é cheia de montes, mas não cansa. Faltam adjetivos! Que cidade linda! O sol brilhou durante os quatro dias em que estive lá. Então, nem dei bola para o friozinho de 15 graus com vento. Com o hostel (veja no final do texto) muito bem localizado e gostoso, estava tudo perfeito!

Os bondinhos de São Francisco são, sem dúvida, uma das grandes atrações da cidade. Únicos no mundo que se movimentam sem uso de energia ou motor, chegam a cada esquina tocando seu sininho e apinhados de turistas. Todos os outros veículos param. Algumas pessoas saltam. Outros se juntam aos que ali permaneceram. E ele segue, subindo e descendo as mais que charmosas ladeiras da cidade.

Mochileiro no Bondinho (16)

Então lá fui eu, subindo e descendo com ele, em pé na lateral, segurando com uma mão na barra de sustentação e, com a outra, clicando as belezas que iam passando. E foi em mais uma das belezas que desci: Rua Lombard, a rua mais tortuosa do mundo. Ponto turístico, obriga os moradores a agüentar o trânsito de curiosos que, diariamente, por ali passam. É incrível. Um ziguezague de lajotas ferrugem com inúmeros canteiros floridos. As casas são lindas também e a passagem por ali é, além de diferente, obrigatória!

A cidade é cheia de cartões postais e eu não poderia deixar de conhecer o maior deles. A porta de entrada para a baía de São Francisco é a ponte Golden Gate. Vermelha e única. Caminhei por ela, parando para tirar fotos admirar a paisagem, observar o movimento e ver alguns leões marinhos que lá embaixo passavam. Aqui eles têm uma casa fixa: o Píer 39.

Em 1989, após um terremoto na cidade, um grupo de leões marinhos escolheu o local como moradia. Naquela época o grupo tinha entre 10 e 50 animais. Em alguns meses a população cresceu para 300. Hoje são mais de 600 animais. Protegidos pela cidade, viraram atração turística. Durante todo o dia, ficam ali, dentro da água, empurrando uns aos outros, tomando sol e fazendo muito barulho. São bem simpáticos!

São Francisco tem muito mais, mas é hora de ir embora. Fico na América do Norte por pelo menos um mês. A próxima parada é o México, onde está mais uma Maravilha da minha viagem.

Onde ficar: San Francisco Downtown Hostel

Como chegar do aeroporto ao centro: BART (Bay Area Rapid Transfer)

Agendamento de tours para Alcatraz (oficial): Alcatraz Island National Park

—————————————————————

Veja também:

Mochileiro na Estátua da Liberdade!

Guia do Mochileiro – Dicas de Nova Iorque

Mochileiro na casa do Obama

Coluna publicada no portal iG Turismo.

Booking.com

2 thoughts on “Mochileiro aprisionado em Alcatraz!

  1. Pingback: Pit Stop no Havaí! | Mochileiro das Maravilhas

  2. Pingback: De helicóptero sobre o Grand Canyon! - Mochileiro das Maravilhas

Adicionar comentário