Mochileiro no Egito e as maravilhas que riem para o tempo!

O Egito e as pirâmides me esperavam e, após 2 horas de vôo, eu cheguei no Cairo, a capital do país.

A chegada foi um pouco tumultuada, de madrugada e a primeira impressão não foi das melhores, com muita gente tentando me levar, taxistas, supostos guias e outros interessados em mais um turista.

Cairo não está entre as 10 cidades mais bonitas que já visitei e poderia ficar melhor por causa das pirâmides, mas eles não podem se orgulhar disso, afinal essa Maravilha criada pelo homem há milhares de anos, únicas remanescentes das Maravilhas do mundo antigo, estão em Giza, distrito vizinho que fica do outro lado do grande Nilo, que apesar de algumas opiniões contrárias, ainda é considerado o rio mais extenso do planeta.

O grande Rio Nilo
O grande Rio Nilo

 

 

Turista ao extremo, eu contratei 2 guias para visitar essa importantíssima maravilha. Um deles era Maradona, o camelo que me levou. O outro era Mahamed, garoto de uns 20 anos que me contou tudo sobre a região. As três pirâmides (Queóps, Quéfren e Miquerinos) foram construídas como tumbas reais para os reis Kofu e tem mais de 4 mil anos. Um provérbio árabe diz que o tempo ri para todas as coisas, mas a pirâmides riem para o tempo! São fantásticas e com 50 Libras Egípcias (aproximadamente R$ 15) entra-se no complexo, que, além das pirâmides, tem a Esfinge, um cemitério e outras atrações.

Eu e Maradona nas pirâmides de Giza
Eu e Maradona nas pirâmides de Giza

 

O mochileiro e a Esfinge
O mochileiro e a Esfinge

 

No dia seguinte, com a sensação de dever cumprido, segui para mais um passeio pela cidade.

Os locais visitados foram a Citadela do Cairo, que guarda a herança medieval e muito da história do país, a parte antiga da cidade, com mercados e lojas e o Museu Egípcio do Cairo, que vale muito a pena para quem curte história, afinal, múmias, tumbas e a maior coleção faraônica do mundo se encontra ali!

 

Museu Egipcio

 

De ônibus, segui viagem para Santa Catarina a bordo da East Delta. Foram várias paradas, perda de passageiro, briga a bordo, mas finalmente cheguei à península do Sinai, mais especificamente na cidade de Santa Catarina. Rapidamente me acomodei no único hotel que encontrei, o Catherine Plaza por U$ 40 e fui dormir pra tentar descansar um pouco, já que na manhã seguinte, ou melhor, na madrugada, eu iria acordar pra subir o Monte Sinai.

Onde ficar no Cairo?

HI Hostel Cairo

 

—————————————————–

Veja também:

Mochileiro na Jordânia! O que conhecer por lá?

Muralha da China: como chegar até lá?

Vídeos do Mochileiro

Guias de cidades

 

Booking.com